Moradores de várias urbanizações pertencentes de Stamata, a nordeste de Atenas, Grécia, tiveram que abandonar esta terça-feira as suas casas por precaução, depois de um incêndio numa área florestal ter atingido casas e danificado viaturas.

O incêndio começou ao final da manhã entre as cidades de Stamata e Rodópolis, a cerca de vinte quilómetros da capital grega, e alastrou rapidamente devido aos fortes ventos que sopravam na região. “A frente de incêndio é longa e ainda não está controlada”, afirmou o presidente da Câmara de Dionysos, Iannis Karafatelis, uma das localidades atingidas pelo incêndio.

Durante o início da tarde, 310 bombeiros estiveram na área, anunciou em conferência de imprensa o vice-ministro da Proteção Civil, Nikos Jardaliás, que acrescentou que a situação melhorou consideravelmente, mas que os trabalhos de contenção das chamas continuam.

“O facto de haver muitas casas complica o nosso trabalho. Estamos a tentar salvar vidas humanas, antes de tudo o mais”, disse o chefe de uma das corporações de bombeiros envolvidas no combate ao incêndio, Stefanos Kolokuris.

A Proteção Civil alertou os moradores de várias cidades da região através de mensagens curtas de texto [SMS], pedindo para fecharem janelas, portas e entradas de chaminés, para evitar que o calor entre nas casas, e o trânsito está interrompido em várias estradas

A região da Ática é uma das mais propensas a incêndios na Grécia, na maioria dos casos devido a negligência ou incêndio criminoso. Nos arredores de Atenas, a paisagem montanhosa é pontilhada por conjuntos habitacionais, muitos deles construídos ilegalmente há décadas, que servem de residência de fim de semana ou de verão para os moradores da capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR