O Japão ultrapassou, pela primeira vez, os 10.000 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 num só dia, num momento em que os Jogos Olímpicos decorrem na cidade de Tóquio e milhares de pessoas chegam (e regressam) de outros países.

Os novos casos crescem a um ritmo mais acelerado do que nas ondas anteriores e já na quarta-feira se tinha ultrapassado o registo máximo de novas infeções, com 9.750 novos casos registados.

Só em Tóquio foram registados 3.865 novos casos, o terceiro dia em que se atingiu um recorde de casos, refere a Reuters. Os hospitais da capital têm mais de 60% das camas destinadas a doentes Covid-19 graves ocupadas.

A maior crise é que a sociedade não compartilha o senso de risco”, disse o conselheiro médico Shigeru Omi, a um painel parlamentar, citado pela Reuters. “Os números [de Tóquio] ultrapassaram 3.000 e isso pode ter algum efeito de anúncio. Sem perder esta oportunidade, quero que o governo envie uma mensagem mais forte e clara. ”

No país, cresce o receio de que a realização dos Jogos Olímpicos possa agravar a evolução da pandemia. Desde dia 1 de julho já foram registados 193 casos relacionados com a prova, 24 deles anunciados esta quinta-feira (incluindo três atletas).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR