Pedro Penim é diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. A nomeação do Governo foi conhecida esta quarta-feira, em comunicado. Penim substitui Tiago Rodrigues, que deixou o D. Maria para assumir a direção artística do Festival d’Avignon. O ator e encenador diz ter recebido a notícia com “grande satisfação e honra”.

Nascido em 1975, em Lisboa, Pedro Penim é ator, encenador e dramaturgo. Fundou, em 1995, o Teatro Praga, “companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea”, e criou o espaço cultural. Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, que acolhe novas criações artísticas. O seu trabalho, “que se estende à programação, à tradução, ao ensino e à atividade conferencista”, já foi apresentado em salas e festivais portugueses, “bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente”, refere o Ministério da Cultura.

Reagindo à nomeação, Penim disse receber “com confiança, grande satisfação e honra esta nomeação da Senhora Ministra da Cultura para dirigir artisticamente o Teatro Nacional D. Maria II, um organismo dinâmico com uma missão consagrada na lei, que me cabe interpretar de forma a criar um projeto que seja ao mesmo tempo inovador e apoiado na memória histórica do teatro português e mundial”.

Tiago Rodrigues será o primeiro diretor estrangeiro do Festival d’Avignon. “Estou muito feliz, é o festival mais belo do mundo”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Penim irá assumir um mandato de três anos. A sua entrada em funções será anunciada em breve. “Ao diretor artístico cessante, Tiago Rodrigues, o Governo agradece o trabalho desenvolvido no Teatro Nacional Dona Maria II ao longo dos últimos seis anos”, pode ler-se no comunicado. Rodrigues assumiu o cargo em 2015, tendo visto o seu contrato ser renovado até 2023. O encenador irá assumir a direção do Festival d’Avignon a 1 de setembro de 2022.

Sobre a passagem de testemunho, o novo diretor artístico do D. Maria II disse, de acordo com um comunicado emitido pelo teatro, receber a “direção dos braços calorosos do Tiago Rodrigues, “um artista emblemático, um colega com quem comecei a dar os primeiros passos no teatro com a tg STAN e que fez do D. Maria II um projeto público estável, de grande criatividade, dotado de uma equipa extremamente capaz”.

“Escolha é o reconhecimento do notável e diversificado percurso artístico” de Pedro Penim, defende presidente do Conselho de Administração do D. Maria

Cláudia Belchior, Presidente do Conselho de Administração do D. Maria II, afirmou em comunicado que “esta escolha é o reconhecimento do notável e diversificado percurso artístico que Pedro Penim desenvolve há mais de duas décadas”.

Citada numa nota enviada pelo teatro ao início da tarde, Belchior declarou que “é com enorme expectativa e entusiasmo que começaremos a trabalhar em conjunto na materialização da sua visão artística para o futuro deste teatro” e agradeceu a Tiago Rodrigues “o seu sentido de serviço público e o extraordinário trabalho que aqui desenvolveu nos últimos seis anos, que muito contribuiu para afirmar este teatro, e o teatro português, no panorama nacional e internacional”.

“Estamos certos de que o sucesso que obteve no D. Maria II continuará na direção do prestigiado Festival d’Avignon e no seu trabalho enquanto criador”, disse ainda.

Artigo atualizado às 15h12