A pianista portuguesa Maria João Pires, de 77 anos, foi internada depois de ter sofrido este domingo uma queda grave mas encontra-se “bem” e depois de “um período de algumas semanas de repouso” deverá poder voltar a dar concertos.

A informação sobre o estado de saúde da pianista foi atualizada esta segunda-feira à tarde pela equipa que a acompanha, através de uma mensagem publicada temporariamente no Instagram.

Estamos felizes por informar que a pianista Maria João Pires está a evoluir bem. Depois de um período de algumas semanas de repouso, poderá voltar aos seus recitais. Caiu acidentalmente e como medida de precaução foi levada às urgências hospitalares”, informa a equipa que trabalha com a pianista.

Os exames feitos entretanto revelam que Maria João Pires acabou por sofrer alguns danos num dos ombros, na consequência da queda, “mas se tudo correr bem irá ficar recuperado com os tratamentos prescritos e com descanso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um acidente “bastante sério” em Riga que impediu uma atuação

Maria João Pires tinha uma atuação prevista incluída na programação do festival Rija Jūrmala, na Letónia, mas já não pôde atuar devido ao acidente.

A informação começou por ser avançada no site especializado em música clássica SlippeDisc, que detalhava que a queda de Maria João Pires acontecera quando a pianista percorria as ruas de Riga.

De acordo com os relatos deste órgão, à hora prevista para o início da atuação de Maria João Pires em Riga no domingo (19h) o público foi informado da queda e dois diretores do festival, Martin Engstroem e Zane Čulkstena, descreveram o acidente como “bastante sério”.

A informação foi corroborada ao semanário Expresso pela sobrinha da pianista, que confirmou que o acidente aconteceu na rua e foi “muito grave”.

Na conta oficial da pianista na rede social Instagram já tinha sido publicada uma mensagem assinada pela “equipa da Maria João Pires”, agradecendo as “mensagens de apoio” e prometendo manter os fãs e ouvintes “atualizados relativamente a esta situação”.