A costa leste de Taiwan está este domingo a registar ventos e chuvas fortes devido ao tufão Chanthu, com perturbações nas ligações rodoviárias e no fornecimento de eletricidade, mas sem afetar diretamente a ilha.

As bandas externas do Chanthu atingiram a costa leste, mas o centro da tempestade permaneceu no mar enquanto se move para norte, de acordo com o Gabinete Central de Meteorologia de Taiwan.

O centro de operações de emergência indicaram que 159 voos domésticos e internacionais foram cancelados devido ao tufão, bem como serviços de ‘ferry’ e algumas linhas ferroviárias.

Cerca de 26 mil casas ficaram sem energia, sobretudo nas regiões de Hualien e Taitung, na costa leste, disseram as autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ondas de sete metros foram registadas na ilha das Orquídeas, ao largo da costa oriental de Taiwan.

Às 02:00 TMG (03h00 em Lisboa), o Chanthu, com rajadas até 198 quilómetros por horas, encontrava-se a 90 quilómetros a nordeste de Hualien, disseram.

A maioria das empresas e locais públicos estava fechado no leste e em algumas áreas do norte de Taiwan, incluindo Taipé, onde as fortes chuvas começaram no domingo.

Cerca de 2.600 residentes em zonas onde podem ocorrer aluimentos de terras, nos arredores de Hualien, foram retirados, enquanto cerca de 31 mil soldados foram mobilizados para resposta de emergência.