Em sete dias, o número de adolescentes completamente vacinados contra a Covid-19 mais do que dobrou. Se, na semana passada, havia 156.088 jovens com esquema vacinal completo, ou seja, 25% da população desta faixa etária, esse valor sobe agora para mais de metade (52%). Assim, em números absolutos, 320.708 jovens entre os 12 e os 17 anos já têm o esquema vacinal completo. Para além disso, 84% tomou pelo menos uma dose da vacina (525.426) contra a Covid-19, valor que subiu 3 pontos percentuais na última semana.

Os valores foram divulgados esta terça-feira pela Direção Geral de Saúde, no seu mais recente relatório de vacinação, documento que é atualizado semanalmente. O documento, que contabiliza as vacinas administradas até 12 de setembro, revela que mais de 8,2 milhões de portugueses têm a vacinação completa, o que corresponde a 80% da população. Com estes valores, Portugal torna-se o país do mundo com maior percentagem da sua população vacinada, empatado com Malta. Logo a seguir, com 78,5%, encontram-se os Emirados Árabes Unidos.

No total, mais de 8,8 milhões de portugueses já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 — 85% da população residente no país. Neste indicador, são os Emirados Árabes Unidos que vão à frente do resto do mundo, já que 89,5% da sua população tomou pelo menos uma dose da vacina. Malta tem 81%.

Já entre os mais idosos, a DGS assume que 100% da população acima dos 65 anos está vacinada. No relatório da passada semana, os números eram já bastante elevados (99%), mas com a nova atualização, os valores sobem para um patamar que parece impraticável: em duas faixas etárias, dos 65 aos 79 anos e entre os maiores de 80 anos, a DGS considera que o esquema vacinal está completo em 100% da população.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em ambos os casos, e apesar do valor de 100%, o número de cidadãos com vacinação completa é inferior ao que levou apenas uma dose. A explicação pode estar relacionada com o facto de quem foi infetado pelo SARS-CoV-2 só receber uma dose da vacina. Outra hipóetese é ter sido administrada a vacina da Janssen, de toma única.

Fonte: DGS

Imediatamente abaixo, entre os 50 e os 64 anos, os números permanecem inalterados em relação à semana anterior: 99% das pessoas nesta faixa etária têm uma dose tomada, 97% já fez as duas doses.

A DGS revela ainda que o país recebeu um mais de 18 milhões de vacinas (18.507.560) tendo sido administradas um total de 15.554.044 doses.

Olhando para as diferentes regiões do país, a campanha de vacinação tem poucas disparidades. A região Norte é a que tem maior número de cidadãos completamente vacinados (82%) e o Algarve é a que apresenta o valor mais baixo (73%). De resto, e por ordem decrescente, a região Centro e o Alentejo têm 81% da sua população completamente vacinada. Na Madeira, o valor é de 79%, em Lisboa e Vale do Tejo de 78% e nos Açores de 77%.

O Observador questionou a DGS no sentido de perceber se nenhuma pessoa acima dos 65 anos recusou a vacinação em Portugal, permitindo chegar aos 100% de vacinados, mas até ao momento não obteve resposta