A história poderá vir dar um filme de Hollywood. Gabrille Petito, conhecida como “Gabby”, 22 anos, partiu de North Port, na Florida, em junho, numa viagem de autocaravana pelos EUA com o noivo, Brian Laundrie, de 23. A 1 de setembro, apenas o Brian voltou. Desde então, o noivo não disse nada às autoridades sobre o que pode ter acontecido. Quinta-feira, também desapareceu.

Em busca de Petito estão pais desesperados. “Por favor, se você ou a sua família ainda têm alguma decência, digam-nos onde está a Gabby”, disse o advogado da família da jovem, citado pela CNN. E apelaram ainda: “Ao menos, digam-nos se estamos a procurar no sítio certo”.

Na sexta-feira, o advogado da família de Gabby divulgou uma nova declaração em nome dos seus clientes: “Toda a família de Gabby quer que o mundo saiba que Brian não está desaparecido, está a esconder-se. Gabby é que está desaparecida”.

[Abaixo, uma das publicações que Gabby fez a mostrar a viagem com o noivo]

Todos os apelos têm sido em vão. A 11 de setembro, as autoridades tentaram o falar com o noivo e com os pais deste, que também viviam na mesma casa onde morava com Gabby. Agora, o caso intricou-se e a busca por uma pessoa passou a incluir aquele que é o principal suspeito do desaparecimento de Gabby. “A partir de agora, o FBI está a procurar a Gabby e o Brian“, afirmou o advogado da família Petito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A adensar a trama estão as redes sociais. Desde junho que Gabby partilhava a aventura que estava a viver com o noivo no Instagram numa conta que, atualmente, já tem mais de 480 mil seguidores. A última fotografia partilhada foi a 25 de agosto. “Feliz Halloween”, lê-se na legenda de uma fotografia de Gabby a segurar numa abóbora de crochet.

Muitas das publicações passaram a ter comentários que partem do pressuposto de que Brian é o culpado. Por detrás dessa acusação está um vídeo dos dois a meio de agosto filmado pela polícia.

Uma viagem pelos EUA com discussões pelo meio

A história de Petito começou a ser divulgada em vários órgãos de comunicação social após a polícia da cidade de Moab, no estado do Utah, ter revelado um vídeo de 12 agosto de um dos momentos da viagem. Neste, vê-se Gabby e Brian a serem questionados pelas autoridades depois de terem reparado que havia “uma discussão” entre os dois.

Tivemos uma discussão esta manhã. Uns problemas pessoais”, diz Gabby às autoridades a 12 de agosto.

As imagens da câmara no uniforme do agente mostram Gabby visivelmente alterada. No vídeo, a jovem refere que tem tido problemas de “saúde mental” que a levaram a discutir com o noivo. Mesmo assim, ambos terão dito à polícia que “estavam apaixonados e iam casar”, como se lê num relatório revelado.

[O vídeo captado pela polícia em agosto tem sido partilhado nas redes sociais, normalmente com acusações a Brian]

“Em alguns dias — tenho [transtorno obsessivo-compulsivo (OCD, em inglês)] muito mau –, e estava apenas a limpar e a arranjar-me e estava a pedir-lhe desculpa, dizendo que sou tão má porque às vezes tenho OCD e fico frustrada”, justificou-se Gabby a 12 de agosto sobre a discussão que estava a ter com o noivo.

Não vou acusá-la de nada porque é minha noiva e amo-a”, disse Brian às autoridades.

Um agente no local, Eric Pratt, conta que foi recomendado ao casal que passassem uma noite separados para se acalmarem. Mesmo assim, consideraram que não seria necessária mais nenhuma ação. “Não acredito que a situação tenha chegado ao nível de uma agressão doméstica tanto quanto ao de uma crise de saúde mental”, disse Daniel Robbins, outro dos agentes presentes. A viagem continuou.

Na última semana de agosto, no dia 24, a mãe de Gabby ainda falou com a filha através de videochamada. Nos dias seguintes trocaram mensagens. O casal estaria em Tetons, no Wyoming. A última mensagem que recebeu foi dois dias antes de Brian ter voltado, a 30 de agosto. “Sem rede no Yosemite”, lê-se na mensagem. De acordo com o advogado da família, os pais não acreditam que esta última mensagem tenha sido enviada pela filha.

Onde é que está Gabby? É Brian culpado de alguma coisa?

Inocente até prova em contrário. Contudo, nas redes sociais e em alguma imprensa dos EUA, Laundrie já é dado como o culpado pelo desaparecimento de Gabby. O facto de ter desaparecido na passada quinta-feira apenas aumentou essas acusações. Mesmo assim, o caso ainda deixa muitas questões no ar: não se sabe onde está Gabby, agora não se sabe onde é que está Brian, não se sabe por que é que o homem e os pais não falaram.

A polícia da Florida e o FBI têm trabalhado com várias autoridades dos locais onde sabem que o casal esteve. Do seu lado, têm a autocaravana improvisada — uma carrinha Ford comercial — que o casal utilizou na viagem. As autoridades também retiraram vários objetos da casa de Brian “para ajudar nas buscas”.

Cassie Laundrie, irmã de Brian, foi recentemente umas das pessoas que mostrou que ainda não há provas que comprometam a inocência do irmão. “Quero que seja tudo apenas um grande mal-entendido”, disse a jornalistas, como noticiou o The Guardian.