O candidato à presidência da Câmara de Aveiro pela coligação PS/PAN foi esta segunda-feira a Nariz apresentar o programa eleitoral, que aponta “para uma mudança de paradigma, porque é preciso estancar o caminho para o abismo”.

Numa das freguesias mais afastadas do centro de Aveiro, Manuel Sousa frisou tratar-se de um programa “que não esquece as freguesias de fora da cidade, com políticas de coesão social e económica para o município e está confiante na mudança”.

Aveiro vai mesmo mudar e, mais do que uma ambição nossa, é aquilo que vamos sentindo na rua, no contacto com as pessoas”, afirmou o candidato.

Essa mudança passa por construir e recuperar habitação, acertar com o concessionário dos transportes mais carreiras e mais frequentes e reverter a Carta Educativa no que diz respeito ao encerramento de escolas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na relação com o governo, “seja de que cor for”, Manuel Sousa gostaria de ver “menos vedetismo e mais trabalho discreto a favor de Aveiro”, nomeadamente para conseguir a ampliação e qualificação do hospital, que o programa eleitoral apoia.

Quanto ao programa, estruturado em sete áreas-chave, frisou ser resultado da auscultação de várias opiniões e não um somatório adaptado dos programas do PS e do PAN.

“Seria mais rápido, mas mais inócuo, e não cumpria o objetivo principal desta coligação que é lidar com as pessoas, com as suas expectativas, com os seus sonhos, com a leitura que fazem do que é necessário para o seu dia-a-dia”, salientou por seu turno Rui Alvarenga, do PAN.

Manuel Sousa disse que o programa traduz “uma outra forma de ver o município, porque é preciso estancar o caminho que privilegia mecanismos de desenvolvimento arcaico“.

Não é possível assistirmos passivamente a este caminho para o abismo no nosso património, no nosso Rossio, na antiga lota, na Avenida”, declarou.

Quanto ao Rossio, se a coligação PS/PAN conquistar a câmara, o projeto do parque subterrâneo, “que não foi sufragado por ninguém” será abandonado, a antiga lota será destinada a um espaço de diálogo da cidade com a Ria e não ao seu aproveitamento imobiliário.

Outra decisão anunciada é a de desistir de construir um centro intermunicipal para a recolha de animais errantes, optando por construir uma estrutura apenas municipal noutra localização.

São cabeças-de-lista à Câmara de Aveiro nas eleições de domingo Manuel Sousa pela coligação “Viva Aveiro” (PS/PAN), Ribau Esteves pela coligação “Aliança com Aveiro” (PSD/CDS-PP/PPM), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas pela CDU (PCP/PEV), Cândido Oliveira (CHEGA), Miguel Gomes (Iniciativa Liberal), Paulo Alves (Nós, cidadãos!) e João Pinto (PCTP/MRPP).