O candidato do Iniciativa Liberal (IL) disse este domingo que os objetivos foram “inteiramente cumpridos” na primeira candidatura do partido à Câmara de Gaia e que “a cereja no topo do bolo” foi a eleição de um deputado municipal.

“Foram inteiramente cumpridos os objetivos que tínhamos para a nossa campanha em Gaia. Tínhamos este desafio de, com ideias, com princípios e com as pessoas que apresentamos, proporcionar uma escolha diferente ao eleitorado, uma escolha liberal”, sublinhou Orlando Monteiro da Silva.

De acordo com os resultados provisórios, o IL foi a sexta força mais votada para a Câmara de Gaia, com 2,95%, enquanto o PS conquistou a Câmara com 57,79% dos votos (61,68% em 2017), elegendo nove vereadores, e a coligação PSD/CDS-PP/PPM foi a segunda força mais votada com 17,57%, face aos 20,30% de 2017, conquistando dois vereadores.

Para a Assembleia Municipal, o partido liberal, que concorreu pela primeira vez a Gaia, no distrito do Porto, alcançou a eleição de um deputado, o que é “a cereja no topo do bolo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Orlando Monteiro da Silva, que felicitou o socialista Eduardo Vítor Rodrigues pela eleição para um terceiro e último mandato, destacou que o IL “semeou em Gaia” a semente do liberalismo com “o intuito de vir a gerar frutos” para “uma sociedade mais competitiva, independente e autónoma”.

“Esta percentagem de cerca de três por cento que obtivemos vai no sentido da consolidação dos resultados que o partido tem tido, numa primeira eleição autárquica em que julgo que atingimos plenamente o nosso objetivo”, acrescentou.

O ex-bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, candidato independente pelo IL, apontou ainda que, apesar dos “meios limitados”, contou uma “equipa muito dedicada” que concorreu a apenas a duas das 15 freguesias do concelho mas que ajudou a fazer crescer o partido.

“Fizemos crescer o partido desde as legislativas até esta eleição autárquica. Comparando com o resto do país, tivemos um resultado muito consistente, dos melhores e dos mais robustos a nível nacional, num concelho particularmente difícil”, disse ainda.