As autoridades da ilha espanhola de La Palma ordenaram esta terça-feira a evacuação de800 pessoas cumpriram já esta ordem diversas zonas, devido à previsão de avanço da lava do vulcão Cumbre Vieja para noroeste e a sua proximidade do limite do perímetro já evacuado.

Foi decidida a ativação em várias zonas de Los Llanos de Aridane do nível dois do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção a Emergências por Risco Vulcânico na Comunidade Autónoma das Canárias (Pevolca), que estipula que, a partir das 13h00 e até às 19h00 locais (das 12h00 às 18h00 em Lisboa), as pessoas afetadas por esta ordem de evacuação abandonem as suas habitações, com os seus pertences e animais domésticos, e se dirijam ao ponto de reunião indicado.

Até agora, cerca de 800 pessoas cumpriram já esta ordem, e, segundo as autoridades, será permitido às pessoas que não puderem esta terça-feira recolher os seus pertences que o façam nos próximos dias, de forma gradual e acompanhadas, sempre que as condições de segurança permitirem.

É também pedido aos habitantes que colaborem com as forças de segurança na evacuação, mantenham a calma e não propaguem rumores infundados, fechem todas as janelas e portas exteriores, baixem as persianas e fechem o abastecimento de água, gás e eletricidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A corrente de lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção a 19 de setembro, continua a avançar lenta mas inexoravelmente, ameaçando centros urbanos, e os técnicos de emergência vão elaborar um mapa de perigo relacionado com o rumo que a lava poderá tomar.

O mapa foi pedido pelo diretor técnico do Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, que também precisou que o número de pessoas retiradas de Los Llanos de Aridane pode variar, porque muitos vizinhos já tinham abandonado a zona anteriormente, há dias, e retirado os respetivos pertences de suas casas antecipando que pudesse acontecer alguma coisa.

A porta-voz científica do Pevolca, María José Blanco, indicou também que nas últimas horas aumentou o sinal de tremor vulcânico, o que em princípio indica que há um maior conteúdo de gás no magma que está a sair da cratera.

Entretanto, o aeroporto de La Palma continua esta terça-feira operacional, mas registou 11 cancelamentos de voos e atrasos, segundo fontes da Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), citadas pela agência de notícias espanhola Efe.

Lava do vulcão Cumbre Vieja já atingiu 595 hectares da ilha de La Palma

Pelo menos 595 hectares de área da ilha de La Palma já foram afetados pelo fluxo de lava expelida pelo vulcão Cumbre Vieja, que aumentou após o flanco norte ter desabado no sábado, proporcionando maior fluidez no escoamento.

De acordo com o relatório divulgado esta terça-feira pelo Departamento de Segurança Interna do Governo (DSN) espanhol, o fluxo mais ativo de lava atualmente está localizado mais ao norte.

Flanco norte do Cumbre Vieja desabou. Novos fluxos de lava estão a causar “tremenda destruição no seu caminho”

Enquanto um dos fluxos de lava avança em direção ao mar (300 metros), na segunda-feira o outro provocou a combustão de hidrocarbonetos ao passar por uma fábrica de cimento, o que obrigou ao confinamento de cerca de 3.500 pessoas nas áreas de El Paso e Los Llanos de Aridane. Além disso, foi proibido o acesso a Tazacorte através das áreas evacuadas, até que a situação ao norte da montanha Todoque seja avaliada.

Cumbre Vieja. Quase 3.000 pessoas confinadas depois de lava de vulcão fazer arder cimenteira

De acordo com o centro de emergência das Ilhas Canárias, o confinamento será mantido até nova avaliação esta terça-feira devido ao avanço do fluxo de lava na zona industrial de Callejón de la Gata, que pode afetar mais armazéns e causar novas combustões e emanações de gás que podem ser perigosos.

Em qualquer caso, de acordo com o relatório DSN, todos os fluxos de lava avançam na zona de exclusão onde ocorreu a retirada de moradores. Junto com a nuvem de dióxido de enxofre, há uma quantidade significativa de cinza vulcânica que se move na direção leste devido aos ventos fortes, embora os valores de dióxido estejam abaixo do limite de risco.

Os sismos também continuam e nas últimas horas foi registado um terramoto de magnitude 4,1 na escala de Richter e cujo centro estava a uma profundidade de 13 quilómetros.

Os aeroportos das Ilhas Canárias estão operacionais, embora as companhias aéreas cancelem voos para La Palma.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro, obrigando à retirada de mais de 6.000 pessoas das zonas afetadas. A erupção afetou o cultivo da banana e o turismo, as principais fontes de receitas da ilha, onde vivem cerca de 85.000 pessoas.

As imagens incríveis da equipa que deixou tudo para fotografar o vulcão e gastou 10 mil euros do próprio bolso