“Ela era minha amiga, levei-a a jantar no primeiro dia de filmagens”. O vídeo que mostra Alec Baldwin a falar pela primeira vez desde que disparou acidental e mortalmente sobre Halyna Hutchins, a diretora de fotografia do filme Rust, foi partilhado pelo tablóide online TMZ. Acompanhado pela mulher, Hilaria Baldwin, o ator disse que não tem permissão para falar sobre o que aconteceu porque “está a decorrer uma investigação”.

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria antecedentes de práticas inseguras no set de filmagem

“Recebi uma ordem do Departamento do Xerife em Santa Fé. Não posso responder a nenhuma pergunta sobre a investigação. Não posso“, disse Baldwin. Perante a insistência dos repórteres, acabou por não esconder a emoção. “No dia em que cheguei a Santa Fé para começar a filmar, levei-a para jantar com o realizador, Joel. Ela era minha amiga!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hilaria, que filmou o momento com o seu telemóvel, ainda tenta interromper um homem que faz pergunta a Baldwin. Contudo, o marido pede que não o faça e permite que mais perguntas lhe sejam feitas: “Éramos uma equipa muito experiente a filmar um filme juntos e este evento horrível aconteceu”, afirmou numa das respostas.

A uma das questões que lhe é feita à beira da estrada, Baldwin chega a referir que não sabe até que ponto está disposto a entrar num debate sobre a proibição de armas de fogo em filmes de Hollywood — algo que tem sido bastante discutido desde o incidente. “Quantas balas foram disparadas em filmes e programas de TV nos últimos 75 anos? Isto é a América. Quantas balas foram disparadas, quase todas sem incidentes?”, questionou.

Da Ucrânia para Hollywood: Halyna Hutchins, a diretora de fotografia cuja vida e carreira promissora acabaram com um tiro acidental

No final do filme de quatro minutos, que foi filmado no estado de Vermont, nos EUA, o ator e a mulher — que têm seis filhos — apelam aos paparazzi para pararem de os perseguir e não lhe são feitas mais questões.

Em declarações à Insider na semana passada, Matthew Hutchins já tinha revelado que tinha estado em contacto com Baldwin e disse estar “sem palavras” para falar sobre a situação. “Não vou poder comentar os factos ou o processo daquilo por que estamos a passar neste momento, mas agradeço que todos tenham sido muito simpáticos”, lamentou Matthew, que tem 38 anos.

“Acidente trágico.” Tiro de Alec Baldwin com arma de adereço mata diretora de fotografia e fere realizador

O acidente que matou Halyna Hutchin aconteceu por volta das 13h50 (17h50 em Lisboa) de 21 de outubro e, segundo o gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, a investigação “permanece aberta e ativa”. A diretora de fotografia, que tinha 42 anos, estava nas filmagens do filme Rust, que tem Baldwin como produtor e ator, no Bonanza Creek Ranch, um rancho que tem servido de palco para a rodagem de dezenas de filmes. Halyna Hutchins foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.