Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A polícia australiana está a investigar se houve mais pessoas envolvidas no rapto da menina de quatro anos Cleo Smith, além do principal suspeito Terence Darrell Kelly, noticia esta segunda-feira o canal australiano ABC.

“O foco desta semana é tentar entender se houve mais alguém envolvido”, afirmou o detetive Cameron Blaine, referindo que as autoridades ainda estão a recolher provas na casa de Terence Darrell Kelly, em Carnarvon, para tentar confirmar este cenário.

Cleo Smith. Homem acusado do rapto de criança de quatro anos

O Daily Mail australiano noticia esta segunda-feira que, durante um interrogatório com a polícia, Cleo Smith disse que, durante os 18 dias em que esteve desaparecida, supostamente na casa de Terence Darrell Kelly, esteve com uma mulher que “cuidou dela”, ajudando-a a vestir e a pentear o cabelo.

A identidade da mulher ainda não é conhecida, nem se sabe se ajudou a planear o rapto — ou se foi, por exemplo, contratada para cuidar da menina de quatro anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas buscas pela criança que desapareceu num fim de semana durante um acampamento, as autoridades interrogaram mais de uma centena de pessoas que estavam no parque de campismo da noite em que Cleo Smith desapareceu, a 16 de outubro. A criança foi encontrada em Carnarvon, a 75 quilómetros de onde foi vista pela última vez.

Suspeito de raptar Cleo Smith fotografado descalço e algemado a entrar para um avião rumo à cadeia

Inicialmente, a polícia australiana indicou que o alegado raptor agiu sozinho. Contudo, após investigar o modo em que a criança foi transportada desde o parque de campismo até Carnarvon, as autoridades desconfiam de que tenha havido outra pessoa a ajudar Terence Darrell Kelly.

Terence Darrell Kelly, até agora o único suspeito do rapto, é descrito pelos conhecidos como uma pessoa “solitária” e foi acusado de vários crimes, incluindo o de levar à força uma criança com menos de 16 anos. É ainda um ávido colecionador de bonecas da marca Bratz.