Não se conseguiu ainda perceber ao certo como conseguiram entrar neste monumento que fecha às 16h30. Terão escalado umas grades altas para entrar e depois subido os degraus  do antigo edifício até ao segundo piso, descreve a CNN. Certo é que por volta das 5h30 da madrugada da passada segunda-feira, duas pessoas encontravam-se a conversar enquanto bebiam cerveja, no interior do Coliseu de Roma: eram dois turistas norte-americanos de 24 e 25 anos.

Mas a vista panorâmica para a capital italiana foi interrompida ao servem vistos por uma pessoa que passava perto do antigo anfiteatro romano e que alertou as autoridades. Os dois turistas explicaram que estavam “só a beber uma cerveja” naquela que é uma das sete maravilhas do mundo, mas a polícia aplicou uma multa de 800 euros, mesmo que o edifício não tenha sofrido qualquer dano — o simples facto de entrar no monumento durante a noite é ilegal. Continuaram a beber a cerveja, mas numa rua da cidade.

As autoridades italianas são irredutíveis no que toca a transgressões deste género, tendo em conta más experiências com turistas que acontecem frequentemente. Os vários avisos existentes no monumento, de que danificá-lo é punível com uma pena até um ano de prisão e multa de cerca de dois mil euros, parecem não surtir efeito. Ainda em setembro do ano passado, conta o jornal The Guardian, um irlandês de 32 anos foi apanhado a marcar as iniciais do seu nome num pilar do primeiro piso desta estrutura com mais de dois mil anos. Um mês depois, uma jovem alemã de 14 anos foi vista a fazer o mesmo.

O Coliseu de Roma não é o único monumento a ser alvo de vandalismo. Em agosto deste ano, um turista norte-americano e uma turista inglesa foram multados 900 euros por se encontrarem numa fonte da cidade italiana a divertir-se, conta a CNN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR