Os socialistas da União Europeia (UE), incluindo Olaf Scholz, António Costa e Pedro Sánchez, decidem no sábado, em Roma, a nomeação de Nicolas Schmit para candidato à presidência da Comissão Europeia na próxima legislatura.

Com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia em exercício, já na corrida, os socialistas convergem em Roma para escolher em congresso o luxemburguês Nicolas Schmit, comissário para o Emprego e Direitos Sociais, como o único candidato do Partido Socialista Europeu (PES).

Schmit anunciou em janeiro que queria ser o candidato da família política de que também faz parte o PS nas eleições europeias de junho, que decidirão não só a composição do Parlamento Europeu na próxima legislatura, mas também a do executivo comunitário.

Os socialistas têm de aprovar a nomeação do comissário de von der Leyen no congresso deste fim de semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Von der Leyen candidata-se a ‘Spitzenkandidat’ do PPE para voltar à Comissão Europeia

A Comissão Europeia é hoje encabeçada por von der Leyen, do Partido Popular Europeu (PPE), e deverá ser a “Spitzenkandidaten” pelo grupo político de PSD e CDS-PP.

Com a preocupação de que a extrema-direita obtenha, no sufrágio de junho, a maior representação de sempre, os socialistas da UE querem inverter o tabuleiro político e uma tendência de permeabilização dos partidos convencionais de direita a radicalismos políticos.

Desde 2014 que os maiores partidos europeus apresentam as suas escolhas para futuro presidente da Comissão Europeia.

O primeiro-ministro demissionário e antigo secretário-geral do PS, António Costa, vai participar, assim como os homólogos da Alemanha, Olaf Scholz, e de Espanha, Pedro Sánchez (que é também secretário-geral do PSOE) e da Dinamarca, Mette Frederiksen.

O presidente do PES e antigo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, e a presidente dos Socialistas & Democratas no PE, Iratxe García Pérez, também participam no congresso.

Já o PS no Parlamento Europeu vai estar representado por Pedro Marques, Margarida Marques, Maria Manuel Leitão Marques e Pedro Silva Pereira.