790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Cancelo, o diamante que é o novo Lahm de que Guardiola precisava

Este artigo tem mais de 2 anos

Antes do Everton, Guardiola disse que Cancelo está "a jogar como Lahm". Contra o Everton, Cancelo fez uma assistência brilhante e voltou a ser dos melhores da vitória do Manchester City (2-0).

Manchester City v Everton - Premier League
i

O lateral português foi titular e fez a assistência para o primeiro golo do City

Manchester City FC via Getty Ima

O lateral português foi titular e fez a assistência para o primeiro golo do City

Manchester City FC via Getty Ima

Pep Guardiola nunca tem grandes problemas na hora de elogiar os jogadores que lhe enchem as medidas. Fê-lo no Barcelona, fê-lo no Bayern Munique e continua a fazê-lo no Manchester City, onde já teve a fase em que se desfez em elogios a Bernardo Silva, a fase em que se desfez em elogios a Rúben Dias e onde está a atravessar a fase em que se desfaz em elogios a João Cancelo.

“Atualmente, o João está a jogar como o Philipp Lahm estava a jogar quando eu estava no Bayern Munique. O Lahm é o melhor jogador que já vi na vida a mexer-se de forma interior, de lateral para um médio de posse. O João tem a qualidade para fazer isso. A posição natural dele é à direita mas consegue jogar dos dois lados, sem problema. Sabe jogar de forma perfeita com qualquer pé. E tem uma qualidade enorme: podia jogar futebol 24 por dia, adora. Quando encontras um jogador assim, como o Mahrez ou o Phil Foden, tens um diamante nas mãos. Olho para eles como miúdos a jogar na rua, como se tivessem oito ou nove anos. É por isso que o João tem sido tão consistente, porque se diverte. É a coisa mais importante da vida dele”, explicou o treinador espanhol na antevisão da receção deste domingo ao Everton.

O Manchester City fazia o primeiro jogo depois dos compromissos das seleções e, apesar de na última jornada da Premier League ter derrotado o Manchester United sem grande dificuldade, havia perdido o último encontro no Etihad, com o Crystal Palace. A entrar em campo já depois de Chelsea e Liverpool, os citizens precisavam de uma vitória para voltar ao segundo lugar da Premier League e ficar a três pontos da liderança da equipa de Thomas Tuchel. Além de tudo isso, o conjunto de Guardiola enfrentava os toffees de Rafa Benítez três dias antes do decisivo encontro com o PSG, para a Liga dos Campeões, que pode valer a liderança do Grupo A. E o treinador espanhol não se esquecia disso na hora de montar o onze inicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com João Cancelo (à esquerda) e Bernardo titulares, Rúben Dias era poupado e começava no banco, com John Stones e Laporta a formarem a dupla do eixo defensivo. Rodri e Gündoğan surgiam no meio-campo e Sterling e Foden completavam o trio ofensivo com o jovem Cole Palmer, sendo que Gabriel Jesus e Mahrez eram suplentes. Do outro lado, os destaques naturais eram os ingleses Demarai Grey e Townsend, que apareciam no apoio mais direto a Richarlison.

A primeira parte desenrolou-se com a óbvia superioridade do Manchester City mas, apesar de a equipa de Guardiola ter criado várias oportunidades, o golo só apareceu já mesmo à beira do intervalo. Foden teve a primeira ocasião para abrir o marcador, ao cabecear por cima depois de um cruzamento de Sterling (11′), e a dupla voltou a causar perigo quando inverteu os papéis para voltar a registar um cabeceamento demasiado alto (27′). Bernardo forçou Pickford a uma boa defesa (28′), Palmer e Sterling também viram o internacional inglês evitar o primeiro golo do jogo (30′) e, pouco depois, o VAR ainda anulou uma grande penalidade de Keane sobre Sterling que tinha sido inicialmente assinala pelo árbitro da partida. Pelo meio, o Everton perdeu Demarai Gray, que se lesionou e teve de ser substituído por Iwobi.

O golo que fez a diferença ao intervalo surgiu já perto dos descontos. João Cancelo, com um passe brilhante com a parte exterior do pé, abriu a defesa do Everton e soltou Sterling, que na grande área e entre os defesas adversários atirou um pontapé de primeira para abrir o marcador (44′). Até ao intervalo, Ederson ainda foi forçado à primeira intervenção mais atenta, graças a um remate de Townsend (45+4′), mas o City foi mesmo para o intervalo a vencer pela margem mínima.

Na segunda parte, contudo, os citizens inverteram a lógica e só precisaram de 10 minutos para aumentar a vantagem. Na insistência depois de um lance pela esquerda que a defesa do Everton afastou, Rodri apareceu em posição central e atirou um pontapé fortíssimo de fora de área que não deu hipótese a Pickford (55′). Logo depois, Guardiola trocou Foden por Mahrez e o argelino até ficou perto do terceiro golo, atirando ao lado depois de uma combinação entre Palmer e Cancelo (60′). O Manchester City começou a gerir a vantagem na última meia-hora, até porque os toffees não conseguiam criar grandes calafrios, e iam rendilhando a posse de bola sem grande pressa nem urgência. Sterling teve uma oportunidade gigantesca para bisar a menos de 15 minutos do fim, depois de um cruzamento de Kyle Walker na direita, mas atrapalhou-se na cara de Pickford e permitiu a defesa do guarda-redes (78′).

Até ao fim, Bernardo ainda teve tempo para inscrever o próprio nome na ficha de jogo e tornar-se o melhor marcador do City na liga inglesa: tudo começou em Cancelo na esquerda, Gündoğan conduziu pelo corredor central e combinou com Palmer, que beneficiou de um ressalto para assistir o português, que não falhou na cara de Pickford (86′). O Manchester City voltou a ganhar, regressou ao segundo lugar da Premier League apenas atrás do Chelsea e deu um passo importante na antecâmara da receção ao PSG — e tudo com a importância crucial de João Cancelo, o diamante que é cada vez mais o novo Philipp Lahm de Pep Guardiola.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora