790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Desde janeiro que não havia tantos novos casos a um domingo. Mortes voltam a subir

Este artigo tem mais de 2 anos

Domingo é o terceiro dia consecutivo em que o número de vítimas mortais da Covid-19 aumenta e o pior em casos desde janeiro. Internados já são mais de 900. Crianças são o segundo grupo com mais casos.

Massive Teste à Covid-19 em Lisboa-19 Testing At Walk-in Mobile Test Stations In Lisbon
i

Lisboa e Vale do Tejo e Norte são as regiões nacionais com mais novos casos

Corbis via Getty Images

Lisboa e Vale do Tejo e Norte são as regiões nacionais com mais novos casos

Corbis via Getty Images

Portugal registou mais 3.786 casos de infeção pelo novo coronavírus e 23 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Este é o terceiro dia consecutivo em que o número de vítimas mortais da Covid-19 aumenta: é preciso recuar até 9 de março (30 mortos) para encontrar um número de óbitos mais alto. É também o pior domingo em número de casos desde 31 de janeiro, dia em que se registaram 9.498 novas infeções.

O país ultrapassou os 900 casos de Covid-19 internados depois de dois dias com as hospitalizações em queda. Com mais 32 camas ocupadas, contabilizavam-se à meia-noite 911 pessoas hospitalizadas por complicações associadas à Covid-19. O aumento também se registou nas unidades de cuidados intensivos, que têm agora 134 camas ocupadas — mais quatro do que se havia contabilizado no sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A faixa etária das crianças até aos nove anos é neste momento a segunda em número absoluto de novos casos: com 522 diagnósticos confirmados nas últimas 24 horas, só é ultrapassada pelo grupo dos 40-49 anos, que tem mais 719 infetados. De resto, só a faixa etária das pessoas entre os 20 e os 29 anos tem mais de 500 novos casos — são 506.

Embora seja a mais massacrada pelos óbitos por Covid-19, a faixa etária dos 80 anos ou mais é a que menos novos casos regista — e é, de resto a única com menos de 100 casos (86). Segue-se os grupos dos 70-79 anos (181 casos) e dos 60-69 anos (395).

Quanto às outras faixas etárias, a dos 30 aos 39 anos registou mais 491 casos, a dos 50-59 anos (em que se registou um dos óbitos) tem agora mais 457 infeções; e, por último, há mais 429 infetados entre os indivíduos na casa dos 10 aos 19 anos.

Lisboa e Vale do Tejo e Norte são as regiões nacionais com mais novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 — o primeiro com 1.244 novos casos, o segundo com 1.068, perfazendo juntos 61% de todos os diagnósticos confirmados ao longo do último sábado. Com o Centro, a percentagem sobe quase aos 86%.

No restante território nacional, só os Açores têm um número de casos abaixo dos 100, com mais 40 infetados. A região Centro surge logo a seguir ao Norte com mais 941 casos e, juntando-se mas todas as outras estão muito abaixo em novos diagnósticos: o Algarve tem mais 265, o Alentejo mais 128 e a Madeira mais 100.

A esmagadora maioria das vítimas mortais registadas ao longo do último sábado tinham 80 anos ou mais. Foram 17 — dez mulheres e sete homens. A morte mais jovem voltou a registar-se na faixa etária dos 50 aos 59 anos e trata-se de um homem. Houve ainda mais dois óbitos entre os indivíduos com 60 aos 69 anos (ambos homens) e três no grupo dos 70 aos 79 anos — todos homens também.

A região mais afetada foi o Centro, que acumulou sete óbitos por Covid-19. O Norte e o Algarve estão equiparados com mais cinco mortes. Houve ainda três óbitos em Lisboa e Vale do Tejo, dois na Madeira e um no Alentejo. Os Açores voltaram a não registar qualquer morte por Covid-19.

Ultrapassaram-se este sábado os 60 mil casos ativos de infeção pelo SARS-CoV-2: são mais 2.530 que na última atualização das autoridades de saúde, elevando a métrica aos 61.363, o maior número desde 8 de março (61.363). Há mais 1.233 recuperados da Covid-19.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora