O agora almirante Henrique Gouveia e Melo já tomou posse como Chefe do Estado-Maior da Armada, numa cerimónia que durou poucos minutos e que decorreu ao início desta tarde no Palácio de Belém.

Gouveia e Melo, que liderou a task-force para a vacinação contra a Covid-19, foi promovido a almirante e elevado ao cargo máximo da Marinha após um processo de nomeação conturbado que levantou dúvidas sobre o processo de decisão que levou à escolha de Gouveia e Melo para o cargo.

Marcelo confirma: Gouveia e Melo será o próximo chefe do Estado-Maior da Armada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O almirante Mendes Calado, que era até agora o Chefe do Estado-Maior da Armada, foi a grande ausência desta cerimónia. Mendes Calado disse, na semana passada, que não saiu do cargo por vontade própria.

No final da cerimónia, nenhum dos presentes, incluindo o ministro da Defesa e o próprio Gouveia e Melo, quis prestar declarações aos jornalistas.

Antes da cerimónia no Palácio de Belém houve outra breve cerimónia onde o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, distinguiu o Vice-Almirante Gouveia e Melo com a medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro. Na publicação na rede social de Instagram da página oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esta distinção é justificada: “a sua capacidade de antecipação e iniciativa, no âmbito do planeamento, coordenação e motivação, bem como o senso, a ponderação e o elevadíssimo empenho no tratamento e abordagem dos diversos assuntos, nomeadamente nos de maior sensibilidade, evidenciando as suas excecionais qualidades de chefe militar, de organizador, motivador e coordenador dos seus subordinados”.

Gouveia e Melo confirmou a sua subida ao cargo com a promessa: “Afirmo solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas.”

Almirante Mendes Calado: “Deixo a Marinha não por vontade própria”

Estiveram presentes na cerimónia de posse o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Joaquim Nunes Borrego, e em representação do Exército esteve o Comandante das Forças Terrestres, tenente-general Martins Pereira.

Pela Marinha, esteve presente o vice-Chefe do Estado-Maior da Armada e ainda a mulher e filhos de Henrique Gouveia e Melo, nesta que foi a quarta vez que Marcelo Rebelo de Sousa deu posse a um CEMA desde que é chefe de Estado.

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo nasceu em Quelimane, Moçambique, em 21 novembro 1960. Ingressou na Escola Naval em 7 setembro de 1979. O agora almirante passou 22 anos da sua carreira nos submarinos onde exerceu diversas funções operacionais, tendo comandado os submarinos Delfim e Barracuda.