A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) abriu no início do ano as novas camas da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de média e longa duração, anunciou, esta terça-feira, aquela instituição do distrito de Castelo Branco.

“Ao fim de cinco anos de insistência, negociações e ações de sensibilização junto dos poderes decisores e políticos, a mesa administrativa regozija-se por, finalmente, estarmos em condições de inaugurar as novas 40 camas da UCCI que se juntam às restantes vinte de que dispomos desde há 14 anos no edifício do Lar Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Fundão”, referiu a SCMF, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a informação, a instalação das novas camas resulta de um investimento global superior a 600 mil euros, que permitiu transformar o antigo lar nesta unidade de cuidados continuados.

“Além das obras de modernização do edifício, asseguradas pela SCMF com o apoio do Município do Fundão, a abertura das novas camas na UCCI implica a criação de mais 15 contratos de trabalho, tornando esta valência da SCMF uma resposta de cuidados intermédios de saúde com capacidade para 60 utentes auxiliados por um total de 45 profissionais das mais variadas áreas de intervenção social: médicos, enfermeiros, fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e da fala, psicólogos, animadores socioculturais e prestadores de cuidados”, salientou a instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Misericórdia revelou que, decorridos menos de 15 dias após a abertura das novas 40 camas, a maior parte já se encontra ocupada ou com utentes referenciados a aguardar integração, tendo apenas 10 vagas em camas de longa duração e três camas livres em média duração.

Para a SCMF, tal vem comprovar as necessidades da região ao nível das necessidades de respostas de cuidados continuados integrados na região da Cova da Beira.

A nota, que é assinada pelo provedor daquela entidade, Jorge Gaspar, referiu ainda que o próximo desafio são as camas de convalescença, que não existem no território da Cova da Beira.