A Câmara de Gondomar eliminou 725 ninhos de vespa velutina em 2021, quase o dobro do verificado em 2020, quando contabilizou 384, revelou, esta quarta-feira à Lusa, fonte da autarquia do distrito do Porto.

Na informação disponibilizada, a autarquia acrescenta que em 2019 foram destruídos 548 ninhos.

“De forma a facilitar e tornar mais célere as operações de destruição dos ninhos, o município adquiriu uma nova arma para o efeito que, ao injetar uma solução específica, provoca a destruição dos ninhos (em alternativa ao processo tradicional que obrigava a uma plataforma elevatória e a recurso a lançamento de fogo)”, refere a autarquia.

Ainda sobre o novo método, a câmara explica tratar-se de uma “técnica seletiva e localizada, com injeção de uma solução de peritróides sem repelentes, de baixa concentração (2% a 3%), através de uma agulha de baixo perfil de quatro milímetros, o que torna o sistema o menos invasivo possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta técnica, acrescenta, “evita o alarme das vespas aquando da intervenção, bem como, o risco para as equipas”.

“A solução é composta por um atrativo para vespas com feromona de agregação, para entrar no sistema de alimentação, e assim garantir resultados mais eficazes”, lê-se ainda na resposta enviada.

A vespa velutina, ou vespa asiática, é uma espécie predadora da abelha europeia que tem as patas amarelas e o corpo escuro, com um segmento laranja no abdómen.