Uma mulher de 74 anos foi exonerada na semana passada no Tennessee, nos Estados Unidos da América, depois de passar 27 anos na cadeia por um crime que não cometeu.

No dia 26 de junho de 1987, Joyce Watkins e o seu namorado à época Charlie Dunn foram buscar Brandi, a sobrinha-neta de quatro anos, a casa de uma tia.

Segundo avança a CNN, na manhã seguinte a criança não dava sinais de vida e foi levada para o Hospital de Nashville. Os médicos que examinaram a menina relataram que a mesma apresentava uma grave lesão vaginal e um traumatismo craniano.

A tia-avó com quem a criança morava, Rose Williams, explicou que as lesões se deviam a um acidente que a menina tinha tido na escola.

Mesmo assim, Joyce Watkins e Charlie Dunn foram considerados culpados da morte da menina e foram condenados por homicídio e violação agravada. O casal passou 27 anos atrás das grades antes de conseguir obter liberdade condicional em 2015.

Charlie Dunn morreu na prisão antes de ser libertado. Joyce Watkins não descansou até conseguir comprovar a sua inocência.

Na semana passada, 35 anos depois de ser condenada, Joyce foi exonerada pela Justiça norte-americana e foi conseguiu limpar o seu nome. Charlie Dunn também foi considerado inocente e exonerado postumamente. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eu gostaria que o meu pai estivesse aqui para testemunhar este dia. Ele sabia que era inocente. Sabia que não cometeu estes crimes”, afirma Jackie Dunn, filha de Charlie, que esteve presente na audiência em tribunal.

O processo contra o casal foi arquivado em novembro de 2021 e ficou esclarecido que Joyce Watkins reparou no sangue nas cuecas da criança assim que chegaram a casa, cerca de uma hora e meia depois de a ter ido buscar a casa da outra tia-avó.

Joyce Watkins e Charlie Dunn são inocentes”, disse o oficial do Ministério Público Glenn Funk à CNN.“Não podemos dar-lhe os seus anos perdidos, mas podemos restaurar sua dignidade. Podemos restaurar seus nomes”.

Joyce Watkins torna-se na terceira mulher na história do Tennessee a ser exonerada.  A mulher contou com a ajuda do  Tennessee Innocence Project e do Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Davidson para provar a sua inocência.

Em comunicado enviado à imprensa internacional, Joyce celebra a sua vitória na Justiça: “Agradeço a todos pelas orações e pelo auxílio para me livrar deste problema que me custou metade da minha vida”.