Roberta Metsola foi eleita esta terça-feira como sucessora de David Sassoli na presidência do Parlamento Europeu, com uma maioria absoluta na primeira volta de 458 votos em 690. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do organismo.

Metsola, membro do Partido Popular Europeu de Malta, fazia parte de um grupo de quatro candidatos ao cargo, juntamente com Sira Rego (esquerda radical, Espanha), Kosma Zlotowski (eurocéticos, Polónia) e Alice Bah Kuhnke (Verdes, da Suécia). A sueca ficou em segundo lugar, com 101 votos.

Já na altura da morte de David Sassoli, a 11 de janeiro, Metsola era apontada como a mais provável vencedora. A eleição foi coordenada pelo eurodeputado português Pedro Silva Pereira, segundo vice-presidente do Parlamento Europeu (pode ouvir esse momento aqui).

Esta eleição já estava prevista e não está relacionada com a morte de David Sassoli.

Quem é Roberta Metsola, a nova presidente do Parlamento Europeu?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No discurso de tomada de posse, a maltesa deixou uma mensagem de união e traçou os objetivos da presidência.

Quero que as pessoas voltem a acreditar e a entusiasmar-se com este projeto. Acredito que é possível tornar o espaço que partilhamos mais seguro e mais justo. Nos próximos anos, as pessoas vão recorrer à União Europeia para liderança e direção, ao mesmo tempo que outros vão continuar a testar os limites dos nossos valores democráticos e princípios europeus. Devemos combater esta narrativa anti-União Europeia, capaz de crescer tão rapidamente”, apelou Roberta Metsola.

A conservadora, que celebra precisamente esta terça-feira 43 anos, é membro do Parlamento Europeu desde 2013 e vice-presidente desde 2020. Ganhou mais notoriedade ao substituir Sassoli durante várias semanas, quando o italiano teve de se ausentar por motivos de saúde.

A maltesa tem sido também criticada por alguns colegas pela suas posições anti-aborto – Malta é o único país da União Europeia onde o aborto é totalmente ilegal.

Ciente das reservas que muitos têm em relação à sua postura, afirmou que o seu “dever vai ser representar as posições do Parlamento”, incluindo sobre direitos sexuais e reprodutivos.

Morreu David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu

Roberta Metsola torna-se assim a terceira mulher a presidir ao Parlamento Europeu, depois das francesas Simone Veil (1979-1982) e Nicole Fontaine (1999-2002), e a primeira maltesa a dirigir uma instituição europeia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já saudou a nova presidente do Parlamento Europeu.

Parabéns pela eleição como presidente do Parlamento Europeu. Enquanto terceira mulher a dirigir esta nobre casa, o seu trabalho árduo e determinação são uma inspiração para todos nós”, afirmou a líder do executivo comunitário no Twitter.

Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, deu os parabéns à conservadora e descreveu o Parlamento Europeu como “o coração da democracia europeia”.

“Roberta Metsola é uma escolha relativamente pacífica”

O especialista em assuntos europeus, Paulo Sande, descreve Roberta Metsola como “uma europeia” com “pergaminhos europeus muito marcados”. “É alguém cuja visibilidade e poder decorrem do poder da palavra, da própria personalidade e capacidade de se fazer ouvir um pouco por todo o lado”, acrescenta em declarações ao Observador.

O antigo candidato ao Parlamento Europeu pelo partido Aliança considera que a nova presidente do Parlamento Europeu tem “posições progressistas”: destaca a defesa dos direitos LGBTI, por exemplo, e a defesa dos direitos dos migrantes.

Roberta Metsola tem boa imagem à esquerda e à direita. É uma escolha relativamente pacífica e esta posição forte sobre o papel da UE no mundo é positiva”, afirma Paulo Sande.

Ouça aqui na íntegra as declarações do especialista em assuntos europeus Paulo Sande:

Parlamento Europeu. “Roberta Metsola é uma escolha relativamente pacífica”

Já sobre a posição anti-aborto, Paulo Sande considera que é “uma questão complicada”. “Como seria para qualquer maltês”, acrescenta. O especialista lembra que se trata de uma lei deste país – o único da União Europeia onde o aborto é totalmente ilegal.

O consultor em assuntos europeus Henrique Burnay destaca que a nova líder do Parlamento Europeu é tida como “conservadora em temas como o aborto”, mas “muito afirmativa na causa LGBT”. O comentador do Observador descreve Metsola como “uma estrela no Parlamento” e uma mulher “muito respeitada”.

Henrique Burnay afirma por isso que a maltesa vai ser “uma figura interessante” à frente do organismo.

Ouça aqui a análise do consultor em assuntos europeus no programa Zoom da Rádio Observador.

Metsola é “uma estrela no Parlamento Europeu”

PS: “Vamos estar vigilantes durante o mandato”

A eurodeputada do PS Margarida Marques afirma que, “evidentemente”, estará “vigilante” à forma como a conservadora do Partido Popular Europeu vai exercer o mandato.

O que nós esperamos é que Roberta Metsola seja presidente do Parlamento Europeu e respeite aquilo que são as posições do organismo e que defenda e valorize o seu papel enquanto instituição, quer na relação com os cidadãos, quer na relação com as outras instituições europeias”, afirma Margarida Marques.

Em declarações ao Observador, a eurodeputada socialista relembra ainda o antecessor da maltesa: “Esperamos que Roberta Metsola respeite e honre o mandato de David Sassoli. Sassoli introduziu uma forma de presidir ao parlamento muito próxima das pessoas. É esta a atitude que esperamos da nova presidente”.

Ouça aqui na íntegra as declarações da eurodeputada do PS Margarida Marques:

“Espero que Roberta Metsola respeite e honre o mandato de David Sassoli”

Já o eurodeputado do PSD Álvaro Amaro destaca a experiência da nova presidente do Parlamento Europeu. “Tive a oportunidade de a conhecer no primeiro dia em que cheguei ao Parlamento Europeu. Tem sido uma deputada muito ativa e combativa”, elogia o social-democrata. Álvaro Amaro elogia o discurso de tomada de posse e faz uma previsão das prioridades da nova presidência: “A questão do Estado de direito e das migrações. Para além da defesa do projeto europeu”.

Álvaro Amaro destaca ainda que Metsola tem “preocupações sociais muito importantes”.

Roberta Metsola dá alento e é uma mulher de convicções, perfeitamente identificada no modelo europeu onde as questões sociais têm uma relevância, e não dono. Dá prova de uma grande maturidade política. Isso é muito importante para robustecer o projeto europeu”, considera o eurodeputado do PSD.

Sobre a questão anti-aborto, o eurodeputado social-democrata afirma que a nova presidente do Parlamento Europeu “tem direito a ter as suas convicções”.

Ouça aqui as declarações de Álvaro Amaro na íntegra:

“Roberta Metsola dá alento e robustece projeto europeu”

Artigo atualizado às 15h00 com as reações à eleição