Pelo menos 22 pessoas morreram este sábado em Moçambique, vítimas de um acidente rodoviário entre um veículo de mercadorias e um transporte coletivo de pessoas, anunciaram as autoridades.

O acidente que aconteceu na Estrada Nacional 1, que liga o norte ao sul do país, provocou ainda dois feridos graves, um dos quais uma criança, referiu Isaías Marcos, médico chefe da província da Zambézia, citado pela Rádio Moçambique.

Segundo testemunhas, o motorista do camião de carga perdeu o controlo do veículo: o pesado, com atrelado, acabou por se descontrolar e arrastar o ligeiro que seguia no sentido oposto, com 20 pessoas a bordo.

Os índices de sinistralidade rodoviária em Moçambique são classificados como dramáticos por várias organizações. Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente nas estradas, segundo dados avançados à Lusa pela Associação Moçambicana para Vítimas de Acidentes de Viação (Amviro).

O governo prometeu no final do ano anunciar medidas para travar os altos índices de sinistralidade. Uma comissão de inquérito avaliou a situação após o acidente mais grave de sempre registado em Moçambique, com 32 mortos, ocorrido a 03 de julho de 2021 no distrito da Manhiça, Maputo, envolvendo dois camiões e um autocarro que tentou fazer uma ultrapassagem irregular na Estrada Nacional 1 (EN1).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR