O impacto verificado nos serviços da Vodafone desde segunda-feira à noite devido a um ataque informático “encontra-se em fase final de resolução”. A informação foi confirmada ao Observador por fonte oficial da empresa, que adianta que o número de clientes afetados “é já bastante residual”.

A Vodafone garante que a estabilização da rede “está praticamente assegurada”, o que inclui voz móvel e fixa, dados e serviço televisão. A empresa adianta que está ainda a restabelecer “soluções específicas para clientes empresariais” e anuncia também que foi aumentada a disponibilização de “mais ferramentas de serviço de apoio ao cliente”.

Ainda não há informação sobre quando os serviços podem vir a ser repostos na totalidade.

Esta quinta-feira de manhã, quase 60 horas depois do ciberataque que deixou os quatro milhões de clientes da Vodafone com problemas ou falhas totais de acesso aos serviços de televisão, internet e telefone, eram já residuais os problemas ainda reportados.

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No portal DownDetector, que monitoriza problemas e falhas de serviços online, eram 23 as notificações reportadas até às 7h30 — na quarta-feira, à mesma hora e depois da expectável acalmia noturna, eram 206 as queixas submetidas por clientes da empresa.

Nas últimas 24 horas, ainda de acordo com os dados coligidos pelo portal, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Póvoa de Santa Iria, Porto, Braga, Coimbra, Amadora, Santo Tirso e Ameixoeira foram as localizações a partir das quais foram reportadas mais falhas nos diversos serviços prestados pela Vodafone. De entre os problemas mais notificados, sobressaem “falha geral” (49%), “sem sinal” (32%) e “internet móvel” (19%).

Ao final da tarde de ontem, a Vodafone fez uma atualização via Twitter, que dava conta de que, no serviço de televisão, era também já “residual” o volume de clientes afetados. “O restabelecimento das linhas de atendimento e do serviço de voz fixa, com maior importância para Clientes empresariais, têm tido bastantes progressos”, acrescentava ainda a empresa.

Antes disso, às 18h25, a empresa tinha divulgado aquele que continua a ser o comunicado oficial mais recente sobre o ciberataque de segunda-feira à noite. Nessa altura, explicou a Vodafone em comunicado, havia ainda “constrangimentos” associados ao serviço de apoio a clientes e o restabelecimento dos canais digitais, através da App My Vodafone, era no momento “outra área de atuação prioritária, com resultados já alcançados, mas ainda sem acessibilidade total”.

Uma em cada cinco empresas em Lisboa estão a registar prejuízos

De acordo com a União das Associações de Comércio e Serviços de Lisboa, 15% a 20% das empresas na capital estavam ainda, esta quinta-feira de manhã, a ter dificuldades em retomar as comunicações e os métodos de pagamento online.

À Rádio Observador, a presidente Carla Salsinha revelou que a queda dos serviços da Vodafone continua a afetar o comércio online e que uma em cada cinco empresas em Lisboa estão a registar prejuízos. Pode ouvir aqui:

Queda de serviços da Vodafone está a causar prejuízos em 20% das empresas de Lisboa