790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Mrs. Maisel" não é um bitoque, é um "foie gras". Que se saiba manter assim

Este artigo tem mais de 2 anos

Chega esta quinta feira à Prime Video a quarta temporada de uma das melhores séries dos últimos anos. Não se preveem desilusões, mas fica a pergunta: saberá Mrs. Maisel sair de cena no tempo certo?

Rachel Brosnahan, a atriz que garante a personalidade irrepetível de Miriam Maisel, porque não se esquece de lhe dar humanismo para lá do traço grosso
i

Rachel Brosnahan, a atriz que garante a personalidade irrepetível de Miriam Maisel, porque não se esquece de lhe dar humanismo para lá do traço grosso

Rachel Brosnahan, a atriz que garante a personalidade irrepetível de Miriam Maisel, porque não se esquece de lhe dar humanismo para lá do traço grosso

No primeiro episódio da nova temporada de “Marvelous Mrs Maisel”, a protagonista liga para casa da família e descobre que estes estão a celebrar o aniversário de um dos seus filhos noutra data. “Mas ele só faz anos em novembro!”, reclama. Limitam-se a explicar-lhe que nessa altura não lhes dava jeito e que “o miúdo tem 5 anos, ele sabe lá”. “E tu não ias estar cá de qualquer maneira”, acrescentam. Enquanto Miriam “Midge” Maisel se tornava num fenómeno da comédia, a vida continuou sem ela, assumindo novos contornos. E agora, que tudo ruiu, será que se consegue voltar a encaixar nela? Mais: depois de provar o sucesso, será que quer encaixar? Será isso que a cimenta numa falha sem retorno?

À quarta temporada encontramos a comediante, pela primeira vez desde que começou no stand up, na mó de baixo. No final da temporada anterior, Midge iria correr o mundo a fazer as primeiras partes do maior músico do planeta, mas deitou tudo a perder ao não resistir a fazer em palco piadas sobre a homossexualidade do cantor, num outing forçado. O resultado é ser abandonada na pista do aeroporto, não chegando a embarcar para Praga — ela, uma manager e cerca de 21 peças de bagagem. Um exagero? Sim, mas como tudo em Maisel. A personagem é cartoonesca — sem que haja nada de errado nisso. É uma escolha estilista que resulta, em grande parte porque a atriz Rachel Brosnahan não se esquece de lhe dar humanismo para lá do traço grosso.

[o trailer da quarta temporada de “The Marvelous Mrs. Maisel”:]

Os episódios que agora se estreiam na Prime Video  (à cadência de dois por semana ao longo de 4 semanas, em detrimento da lógica binge) chegam quase um ano mais tarde do que estava previsto, cortesia de atrasos provocados pela pandemia. Um dos trunfos será uma personagem interpretada por Milo Ventimiglia — o Jack Pearson de “This Is Us” e Jess Mariano de “Gilmore Girls” -~ que o IMDB revela apenas como uma personagem chamada Handsome Man. A própria criadora da série, Amy Sherman-Palladino, escusa-se a dar mais informação para manter o mistério.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com ou sem personagens novas, esta temporada parece demorar-se nos outros interveniente deste universo — como o ex-marido, os pais ou a manager de Maisel. No primeiro episódio, por exemplo, a protagonista que dá nome à série aparece relativamente pouco. Neste seu regresso à vida de dona de casa que vive de fiado e tenta roubar o leite aos vizinhos, Miriam é só mais uma peça — algo que logo ela, um tratado tipo fábula quase Wes Andersoniana sobre a emancipação e a autodeterminação, luta para não ser. E esta temporada é muito sobre isso, sobre uma recusa renovada de papeis que já não lhe servem (alguma vez serviram?), sobre o falhanço e como sobreviver a ele. Porque, como diz a própria ao ver um concorrente masculino em palco, “eu consigo fazer melhor e de saltos”.

"Marvelous Mrs Maisel" regressa com todas as qualidades que lhe vimos até aqui, numa temporada que é uma continuação natural da matéria dada

A cena em que a protagonista tem de admitir perante toda a família que a tour mundial que lhe traria fama e fortuna já não vai existir é, talvez, uma das melhores de todas as seasons, com uma série de berros e equívocos entre diversas cabines de uma mesma roda gigante. Isto prova como “Marvelous Mrs Maisel” regressa com todas as qualidades que lhe vimos até aqui, numa temporada que é uma continuação natural da matéria dada. Continua competente e oleada em todas as suas vertentes, da escrita à representação, da cenografia aos figurinos (aqueles chapéus deviam ter o seu próprio NIF).

Mas, sendo uma mera continuação (como se fosse pouco, já que em nada desilude), deixa apenas a vontade de que seja uma série que saiba quando sair airosamente de cena, na altura certa, antes de todos os seus truques e manias terem virado prato do dia e não uma delicatessen. Digo-o, exatamente, por ser fã: espero que se coíba de uma “anatomia de greyazização” em curso, de achar que personagens fortes e uma mise-en-scène eficaz chegam e sobram para fazer temporada atrás de temporada. Maisel não é um bitoque, é um foie gras. Que se saiba manter assim.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora