O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobreviveu a (pelo menos) três tentativas de assassinato nos últimos dias, noticiou o britânico The Times. A segurança do Presidente ucraniano terá sido ajudada por elementos das secretas russas, que lhes passaram informação.

Pelo menos dois grupos terão sido formados para atentar contra a vida de Zelensky, como já tinha sido noticiado: mercenários ligados ao grupo Wagner e, também, elementos ligados às forças especiais chechenas.

Nos dois casos, terá havido elementos dentro dos serviços secretos russos (FSB) que ajudaram a neutralizar as tentativas de assassinato do Presidente ucraniano, escreve o jornal.

Segundo o The Times, que não explicita onde obteve estas informações, os mercenários ao serviço do grupo Wagner terão ficado surpreendidos pela forma como a segurança à volta de Zelensky conseguiu antecipar os seus movimentos. Foram “neutralizados”, diz o jornal.

Um dos ataques terá acontecido no último fim de semana e logo aí, segundo o The Washington Post, as forças de segurança ucranianas foram informadas dos planos de uma unidade de forças de elite chechenas que tencionavam assassinar Zelensky.

“Podemos dizer que recebemos informação vinda do FSB, por parte de elementos que não querem fazer parte desta guerra sangrenta”, reconheceu Oleksiy Danilov, um dos líderes da segurança nacional ucraniana. “Graças a isso, o grupo de elite Kadyrov foi destruído, que vieram cá para eliminar o Presidente”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR