A Polónia vai colocar todos os seus caças MiG-29 (um modelo soviético em cuja operação os militares ucranianos estão treinados) à disposição dos Estados Unidos da América, para que possam ser usados para ajudar as forças ucranianas na defesa do país perante a invasão russa. Contudo, os EUA dizem que esta proposta pode levantar problemas para toda a NATO, uma vez que significaria o envio de caças da aliança, a partir de uma base da NATO, para o conflito.

O envio destes aviões de combate chegou a ser anunciado pela Ucrânia, que até enviou pilotos a território polaco para os transportar para o país, mas a Polónia recuou por considerar que não tinha meios de defesa do seu próprio território caso abdicasse dos seus aviões do tempo soviético. Agora, a Polónia avançou com uma proposta concreta.

“As autoridades da República da Polónia, depois de consultas entre o Presidente e o Governo, estão prontas para empenhar — imediatamente e a título gratuito — todos os seus caças MiG-29 para a base aérea de Ramstein e para os colocar à disposição do governo dos Estados Unidos da América”, lê-se num comunicado emitido pelo governo polaco esta terça-feira.

“Em simultâneo, a Polónia solicita aos Estados Unidos que nos forneçam aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes. A Polónia está pronta para estabelecer de imediato as condições de aquisição dos aviões”, acrescenta o comunicado. O governo polaco deixa ainda um apelo “a outros aliados da NATO, detentores de jatos MiG-29, que atuem do mesmo modo”.

Os MiG-29 são aviões desenvolvidos durante a década de 1970 pela União Soviética e que estão hoje ao serviço da Força Aérea da Rússia e das forças armadas de vários países da antiga União Soviética e de outros aliados da antiga esfera de influência soviética. Por esse motivo, são aviões que os pilotos ucranianos conhecem bem — e que permitem que a NATO envie material de guerra sofisticado para a Ucrânia sem enviar pessoal militar, evitando assim uma intervenção direta na guerra.

Todavia, poucas horas depois do comunicado do governo polaco, um revés na possibilidade de a Polónia ceder os seus caças MiG-29 à Ucrânia para se defender da invasão russa: os EUA dizem que essa opção poderá “levantar graves preocupações para toda a aliança da NATO“.

Estamos em contacto com o governo polaco depois do comunicado divulgado hoje“, diz o Pentágono em comunicado. “Como dissemos, a decisão de transferir aviões polacos para a Ucrânia é, em última análise, uma decisão do governo polaco.”

“Vamos continuar a consultar os nossos aliados e parceiros em relação à nossa atual assistência de segurança à Ucrânia porque, de facto, a proposta da Polónia mostra algumas das complexidades que o assunto levanta“, continua o comunicado.

A perspetiva de haver caças de combate ‘ao dispor do governo dos Estados Unidos da América’ a partir de uma base aérea dos EUA/NATO na Alemanha para o espaço aéreo contestado entre a Rússia e a Ucrânia levanta graves preocupações para toda a aliança da NATO“, acrescenta o Pentágono.

“Simplesmente, não é claro para nós que haja uma explicação racional substantiva para isso. Vamos continuar a consultar a Polónia e os nossos outros aliados da NATO sobre este assunto e sobre os difíceis desafios logísticos que ele levanta, mas não acreditamos que a proposta da Polónia é sustentável.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR