A TAP Air Portugal anunciou esta quinta-feira que vai aumentar a taxa YQ (conhecida como taxa de combustível) devido ao aumento do preço do jetfuel, um dos principais fatores de custo na aviação, uma decisão tomada “em consonância com outras grandes companhias aéreas”.

Em comunicado de imprensa, a empresa diz que “alguns analistas preveem para o sector da aviação um impacto ‘extremo’ causado por este aumento brutal do combustível, mas acredita-se que, a longo prazo, a situação poderá estabilizar”. “No entanto, a curto prazo, é inevitável que os preços das viagens aumentem”, acrescenta.

A TAP acrescenta que quer “manter a sua competitividade e continuará a acompanhar a evolução da situação em permanência, tomando as medidas mais adequadas em matéria de preços para cada momento e em cada rota específica”.

Neste Verão da IATA, que começa a 27 de março, a TAP irá repor cerca de 90% da capacidade que oferecia antes da pandemia, com a expectativa de que a procura acompanhe este aumento da oferta”, acrescenta a empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste contexto, a TAP diz que “os preços terão sempre de manter o equilíbrio, para que não reduzam a procura de viagens, assegurando ao mesmo tempo a sustentabilidade dos voos operados pela TAP”.

Aumentos entre 3 e 25 euros

A presidente executiva da TAP acrescentou que o impacto da subida da sobretaxa dos combustíveis nos bilhetes poderá representar um aumento entre três a 25 euros nos preços, consoante o destino da viagem.

“Decidimos ontem [quarta-feira] aumentar a taxa sobre o combustível perante um aumento significativo do preço dos combustíveis, sentido desde o início do ano. Estamos a acompanhar o mercado e os nossos concorrentes na Europa”, afirmou Christine Ourmières-Widener, que falava aos jornalistas na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), à margem de uma apresentação sobre as apostas da companhia para este verão.

Perante esta situação, a líder da TAP admitiu que se irá verificar um aumento no preço final dos bilhetes entre “três e 25 euros”.

Ourmières-Widener sublinhou que esta “não é uma decisão fácil” e que a companhia vai monitorizar o impacto desta decisão na procura, ressalvando que o aumento vai variar consoante os voos sejam de médio, longo ou curto curso.

“O intervalo será entre os três e os 25 euros”, reiterou.