Ben Wallace, secretário da Defesa britânico, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro ucraniano, marcaram uma conversa para falar sobre a atual situação da guerra na Ucrânia, como tem acontecido com vários líderes mundiais, mas esta acabou por se tornar polémica porque o homem que dizia ser o representante ucraniano era, afinal, um impostor.

De acordo com uma fonte do Ministério da Defesa ouvida pela Sky News, foram precisos cerca de 10 minutos para que Ben Wallace começasse a desconfiar da credibilidade e veracidade do homem que estava do outro lado da linha.

Houve dois pormenores que ‘entregaram’ o impostor que, alegadamente, estava a levar a cabo uma tática russa para conseguir informações sobre a Ucrânia: uma pergunta e nomes dos quais o secretário da Defesa britânico nunca tinha ouvido falar.

“Recebeu a substância que enviámos?”, questionou o ‘falso’ Denys Shmyhal durante a chamada. Ben Wallace terá dito que não sabia o que estava em causa e que desconhecia aquilo a que o alegado representante ucraniano se referia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da primeira desconfiança, a referência a nomes nunca antes abordados por ninguém da Ucrânia levou secretário da Defesa britânico a pôr fim à conversa e a pedir uma investigação.

“Nenhuma quantidade de desinformação, distorção e truques sujos russos pode distrair das violações dos direitos humanos e da invasão ilegal da Ucrânia por parte da Rússia. Uma tentativa desesperada”, apontou Ben Wallace.

No Twitter, Denys Shmyhal acabou por reagir à situação, ironizando e sugerindo que, numa próxima vez, Ben Wallace peça para que seja dita a palavra “palianytsia” — um tipo de pão ucraniano — antes de iniciar a conversa.

“Apesar das tentativas de desinformação russas, o mundo precisa de ver que a verdade está com a Ucrânia”, concluiu o governante ucraniano.

Também a ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, recebeu uma chamada do mesmo impostor. “Uma tentativa patética de nos dividir em tempos tão difíceis. Apoiamos a Ucrânia”, escreveu no  Twiter.