A Polícia Judiciária (PJ) afasta para já a hipótese de homicídio na morte de um estudante de 18 anos em Leiria, na noite de quinta-feira, confirma ao Observador fonte do Departamento de Investigação Criminal de Leiria. O jovem ter-se-á cortado num vidro de uma janela da casa que partilhava com outros estudantes.

Era um estudante de Solicitadoria do Instituto Politécnico de Leiria, de 18 anos, que, segundo comunicado da PSP, apresentava “lesões torácicas” que terão levado à morte. Na nota também pode ler-se que, nesse momento, “foi apurado que foi recebida uma chamada no número nacional de emergência 112, ontem, pelas 19h11, comunicando a necessidade de acionamento de assistência médica para um jovem, que alegadamente tinha sofrido um acidente doméstico, tendo sido acionada uma ambulância para o local”.

No comunicado enviado à comunicação social, a PSP confirma ainda executou “diligências urgentes” para “identificar outros cidadãos relacionados com a ocorrência” mas, “por não estarem claras as causas da morte, contactou o órgão de polícia criminal que detém a competência para investigar os factos em questão”, ou seja, a PJ.

A PSP indica ainda que “pelas 23h00″ foi recebido no Centro de Comando e Controlo Operacional do CD Leiria, um telefonema de um particular, comunicando que tinha falecido um jovem, no Hospital de Santo André, em Leiria, que tinha dado entrada naquela unidade hospitalar”. Após esse telefonema, “os polícias de serviço deslocaram-se ao local e contactaram o pessoal médico que assistiu o jovem, infelizmente falecido, apurando que o mesmo tinha 18 anos, que deu entrada no Hospital de Santo André, ontem, pelas 19h30, em paragem cardiorrespiratória”.

Citado pelo jornal Região de Leiria, Joel Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes da ESTG, afirmou que o jovem “estava em casa”, que partilha com outros colegas do 1º ano do curso, e que “aparentemente terá sido um acidente em casa”, em que terá ficado ferido com vidros, na zona do abdómen, desconhecendo-se ainda o contexto em que terá acontecido. Embora tenha sido inicialmente avançado que a morte ocorrera num contexto de praxe, várias fontes académicas confirmaram ao Observador que o jovem não estava sequer envolvido neste tipo de atividades.

A direção da ESTG manifestou esta sexta-feira, em comunicado, o seu “profundo pesar” pela morte do estudante, remetendo para mais tarde informações sobre o funeral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR