Vladimir Putin ordenou o envio de quase 100 mil refugiados ucranianos para zonas remotas da Rússia, a milhares de quilómetros das suas casas. As áreas da Sibéria e do Círculo Polar Ártico vão receber milhares de ucranianos, de acordo com os documentos do Kremlin a que o jornal The Independent teve acesso.

A ordem de urgência para “mover pessoas da Federação Russa, Ucrânia, Donetsk e Lugansk” para “longe das zonas de guerra” considerando “a atual situação” na Ucrânia, foi dada em março.

O decreto do Kremlin “aprovava a distribuição” de cidadãos para “entidades constituintes da Federação Russa”, solicitando às autoridades locais que “assegurem a receção de 95.739 pessoas”.

O documento assinado por Putin prevê enviar “11.398 pessoas para a Sibéria, 7.218 para o Extremo Oriente Russo e 7.023 para o Norte do Cáucaso”, bem como para áreas altamente militarizadas como a República russa da Chechénia, e a Ingushetia e o Daguestão, perto da Geórgia.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, desde o início da invasão russa já saíram do território da Ucrânia mais de 7 milhões de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR