O empresário ucraniano Iurii Vysoven transforma destroços de um avião de combate russo em porta-chaves que vende para ajudar o exército da Ucrânia. A aeronave russa foi abatida, a norte de Kiev, perto da cidade de Borodyanka no início de março. Os destroços ficaram espalhados pelos terrenos agrícolas. Agora, são transformados em lembranças.

“A particularidade destes porta-chaves é que os fizemos dos destroços de um avião russo real”, contou Iurii Vysoven à agência ReutersCada porta-chaves custa quase 1.000 dólares (cerca de 950 euros) e todas as peças têm gravado um número de série exclusivo, mas também um agradecimento ao comprador e informações sobre a aeronave russa que foi abatida pelas forças ucranianas.

Com o dinheiro angariado pelas vendas, o empresário compra drones e material militar, que é posteriormente doado ao exército da Ucrânia. Uma ideia que muitos amigos de Iurii Vysoven, que trabalha também em publicidade, consideravam “uma loucura” já permitiu arrecadar entre 20 e 30 mil dólares para o exército.

A procura pelos porta-chaves tem aumentado e os clientes afirmam que a ideia do empresário é “incrível”. Para o futuro, Iurii Vysoven deixa apenas um desejo: “Que não precisemos mais deste dinheiro. Que toda a gente fique segura e regresse a casa. Que deixe de ser preciso recolher dinheiro para salvar a vida de ninguém”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR