Os jesuítas portugueses anunciaram, esta quinta-feira, ter disponibilizado duas casas para acolher famílias refugiadas da Ucrânia, com capacidade para cerca de 60 pessoas.

Em comunicado, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus adianta que uma das habitações se situa em Esposende, “tendo estado dedicada a atividades de juventude e servido de residência de férias dos jesuítas” e que “foi remodelada e equipada para acolhimento e já recebeu 37 refugiados na semana passada”.

A segunda casa era uma antiga residência jesuíta na Charneca da Caparica e está a ser preparada para instalar famílias ucranianas.

Em Esposende, a casa funcionará como acolhimento de emergência, prevendo-se que as pessoas que aqui passam um tempo possam depois ser encaminhadas para outras casas, de familiares e amigos, ou para outras respostas de acolhimento”, refere a Companhia de Jesus, acrescentando ter sido isso “que já aconteceu a parte do grupo que chegou na semana passada, estando atualmente na casa 28 pessoas”.

A gestão do espaço e das famílias está a ser feita pelo Centro Comunitário São Cirilo, uma organização da Companhia de Jesus situada no Porto que intervém socialmente junto de pessoas imigrantes, e que “está também a fazer a gestão de outra casa onde estão famílias ucranianas”.

A casa da Charneca da Caparica deverá poder acolher pessoas no início de junho.

“Será uma residência de médio-longo prazo, para famílias que já estão em Portugal há algumas semanas, a trabalhar o seu processo de integração e autonomização, e será gerida em articulação com entidades oficiais e parceiros locais”, informam os jesuítas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR