Saiu para o intervalo ainda a protestar, tinha visto o cartão amarelo por protestar, continuou na mesma a protestar muitas vezes só com gestos enquanto falava sozinho. Melhor do que ninguém, Pepe sabia não só da importância do clássico na Luz mas também do contexto em que o mesmo estava envolvido e que estava refletido nos nervos que muitas vezes tomaram conta das duas equipas e dos jogadores. Também por isso, chegou-se à frente, funcionou como a habitual referência para os outros e acabou com o título.

Essa influência estava bem visível ainda antes do apito inicial para o encontro onde se tornaria o mais velho de sempre a jogar um clássico frente ao Benfica pelos dragões: sendo o primeiro a sair do balneário para o período de aquecimento, Pepe fez questão de continuar a apoiar a equipa para aquela que seria uma “final” na Luz, antes de voltar a entrar para mais um encontro como capitão em lado de Mbemba.

No jogo, entre várias ações importantes no centro da defesa, o central acabou por ter um papel vital no lance que originou o único golo: na sequência de um pontapé de canto que colocou o Estádio da Luz de pé ainda a tentar o golo que impedisse a festa do rival, Pepe foi mais alto, conseguiu cortar de cabeça a bola para fora da área e acabou por lançar o contra-ataque numa grande arrancada de Pepê.

Com esse lance, o título ficou carimbado. Mais um para o FC Porto, mais um para Pepe, o número 3 que se foi triplicando em campo e ganhou o nono troféu como jogador dos azuis e brancos: quatro Campeonatos (2006, 2007, 2020 e 2022), duas Taças de Portugal (2006 e 2020), duas Supertaças (2006 e 2020) e uma Taça Intercontinental (2004), a única conquista internacional antes das três Champions pelo Real.

Ainda assim, o MVP da Liga acabou por ser Zaidu, marcador do único golo do encontro já no quarto minuto de descontos. “Muito obrigado pelo prémio de Homem do Jogo, o mais importante era ganharmos e felizmente conseguimos. Sabíamos que precisávamos de ganhar e conseguimos fazê-lo por 1-0”, referiu de forma sucinta o lateral esquerdo na zona de entrevistas rápidas da BTV após o final do encontro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR