A ministra espanhola da Transição Ecológica afirmou esta quarta-feira que Lisboa e Madrid esperam aprovar “de forma simultânea” na sexta-feira nos respetivos conselhos de ministros o mecanismo para limitar o preço do gás para a produção de eletricidade.

Esperamos poder aprová-lo de forma simultânea em Portugal e em Espanha esta sexta-feira e transmiti-lo imediatamente à Comissão Europeia, que deve adotar uma decisão do colégio de comissários para que o mecanismo entre em vigor”, explicou hoje Teresa Ribera em sessão plenária do parlamento espanhol.

A responsável governamental congratulou-se por os dois países terem conseguido no final de abril “uma mudança nas políticas europeias” e que desde essa ocasião Lisboa e Madrid têm trabalhado os “detalhes técnicos”, que “por vezes podem ser um pouco complexos”, do novo mecanismo.

A porta-voz do governo espanhol, Isabel Rodríguez, já tinha afirmado na terça-feira que Madrid iria aprovar a proposta a Bruxelas “na próxima sexta-feira, num Conselho de Ministros extraordinário”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isabel Rodríguez fez na altura referência aos aspetos mais importantes do novo mecanismo, considerando-o um acordo “muito importante” que beneficiará não só os consumidores espanhóis, ao reduzir as suas faturas de eletricidade “até 30%”, mas também a dos “vizinhos portugueses”.

“Será aprovado esta semana […]. Fá-lo-emos na próxima sexta-feira, num Conselho de Ministros extraordinário”, acrescentou a porta-voz do governo espanhol.

No final de abril, os governos de Portugal e Espanha chegaram, em Bruxelas, a um acordo político com a Comissão Europeia para o estabelecimento de um mecanismo temporário que permitirá fixar o preço médio do gás nos 50 euros por MWh.

Esta medida permitirá dissociar temporariamente os preços do gás e eletricidade na Península Ibérica, que beneficiará assim de uma exceção, tal como acordado no Conselho Europeu de março.

Previsto está que o mecanismo tenha uma duração de cerca de 12 meses e permita fixar o preço médio de gás em cerca de 50 euros por megawatt, contra o atual preço de referência no mercado de 90 euros, sendo que o preço começará nos 40 euros.

Na atual configuração do mercado europeu, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto — a eletricidade — quando este entra na rede.