No ano passado, deram entrada na Polícia Judiciária (PJ) 705 novos processos de suspeitas de corrupção, num total de 44.565 inquéritos abertos por esta polícia. Trata-se de um aumento de 42% em relação ao ano anterior, noticia o Diário de Notícias.

Os crimes de branqueamento de capitais, na categoria da criminalidade contra o Estado, foram os que atingiram o número mais elevado, com 658 processos abertos. Segundo o jornal, que consultou as estatísticas da Direção-Geral das Políticas de Justiça (DGPJ), corresponde a um crescimento de 48% em comparação a 2020 e de 471% em relação a 2017.

O aumento destes casos acompanha a tendência geral de crescimento registada em 2021, depois de uma diminuição nos anos anteriores. Ainda de acordo com o mesmo jornal, no ano passado, foi batido o recorde de inquéritos pendentes, com 909, um aumento de 15% em relação a 2020 e de 48% em comparação com 2017. No caso dos casos de corrupção, os pendentes cresceram 52% em relação a 2020.

As razões para este crescimento só serão tornadas públicas com a apresentação do Relatório Anual de Segurança Interna relativo a 2021, o que deverá acontecer no final do mês. Fontes ouvidas pelo Diário de Notícia avançaram com algumas justificações, nomeadamente a mediatização da corrupção e uma maior sensibilização da sociedade, acompanha de um maior nível de alerta e de confiança nas instituições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR