As cervejarias alemãs poderão enfrentar uma escassez de garrafas de vidro este verão em consequência do aumento dos custos de produção e também de uma crise que afeta o número de camionistas disponíveis para distribuição das bebidas.

Ao jornal alemão Bild, o diretor da Federação de Cervejarias Alemãs contou que a situação é “extremamente tensa” e que “se irá observar escassez pelo menos no verão“.

Serão maioritariamente afetadas as cervejarias de pequena e média dimensão, uma vez que, como explica a BBC, as maiores cervejarias são geralmente abastecidas primeiro. Atualmente, as fábricas de cerveja pagam mais 80% pelas garrafas de vidro em relação ao ano passado, consequência do aumento no preço da energia que se reflete nos custos de produção.

Em relação ao ano passado, as cervejas alemãs poderão sofrer um aumento de até 30% no preço.

Devolver as garrafas com depósito o mais rapidamente possível às cervejarias em vez de acumular uma “grande quantidade de garrafas vazias na cave” é um dos pedidos do diretor da Federação de Cervejarias Alemãs.

Atualmente, segundo explicou ao Bild um porta-voz da Cervejaria Bitburger, a procura de garrafas de vidro no mercado “já excede muitas vezes o limite da oferta”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR