“Chega!” O grito de revolta de Steve Kerr, ex-basquetebolista e atual treinador dos Warriors, está a correr o mundo. A reação do técnico da NBA aconteceu durante uma conferência de imprensa de antecipação de um jogo, tendo sido focada no ataque que ocorreu numa escola do Texas e que matou 21 pessoas, 19 delas crianças.

Steve Kerr aproveitou o momento para criticar os senadores por considerar que não fazem o necessário para acabar com o flagelo dos massacres com armas de fogo. “Pergunto-lhe a si, Mitch McConnell, e a todos os senadores que se recusam a fazer qualquer coisa relativamente aos tiroteios em escolas e supermercados. Vão colocar o vosso desejo de poder à frente da vida dos vossos filhos, idosos e fiéis?”, questionou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto recordava os últimos ataques e as pessoas que perderam a vida, Kerr mostrava um sentimento de incompreensão e atirou: “Estou cansado de chegar aqui e apresentar condolências às famílias devastadas. Peço desculpa, estou cansado dos momentos de silêncio. Já chega!”

Salvador, o “miúdo mais fixe e mais tímido” que matou 21 pessoas no Texas e avisou que o faria no Instagram

Num dia em que a antecipação do jogo foi o menos importante — e Steve Kerr fez questão de o dizer —, o treinador da NBA implorou que se pense nos próprio filho, neto, mãe, pai, irmã ou irmã. “Como se sentiria se isto lhe acontecesse hoje? Não podemos ficar insensíveis.”

Taylor Swift quebrou os longos meses de silêncio no Twitter para partilhar o vídeo do treinador dos Warriors e admitir que ficou “cheia de raiva e tristeza” não só pelo que se passou no Texas, mas por todos os ataques deste género.

“As palavras de Steve soam tão verdadeiras e tocam-nos profundamente”, escreveu, referindo que o que se passa nos EUA causa um “desgosto insuportável”.

As reações ao ataque multiplicam-se um pouco por todo o mundo e uma das mais reativas foi a do senador democrata pelo Connecticut, Chris Murphy. “O que estamos a fazer?”, questionou perante outros senadores.

“As nossas crianças vivem com medo cada vez que põe um pé na sala de aula porque pensam que serão os próximos. O que estamos a fazer? Por que é que estamos a demorar tanto tempo em levar isto ao Senado?”, insistiu o senador, que chamou a atenção para a necessidade de alterar a lei para se salvarem vidas.

O Presidente ucraniano expressou as condolências as familiares das crianças que morreram no ataque no Texas. Numa intervenção num evento à margem do Fórum Económico Mundial, Volodymyr Zelensky referiu ser “terrível ter vítimas de atiradores em tempos de paz”.