Os combates das forças ucranianas contra as tropas russas no leste da Ucrânia atingiram a sua “intensidade máxima”, disse esta quinta-feira a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Malyar.

“Os combates atingiram a sua intensidade máxima e espera-nos uma etapa longa e extremamente difícil“, disse a vice-ministra, numa conferência de imprensa.

Serhiy Haidai, governador da região de Lugansk, uma das duas regiões que formam o Donbass e onde os combates estão a decorrer, também alertou para a intensidade dos combates.

“A tarefa é extremamente difícil na região de Lugansk porque tivemos três meses sob ataques constantes, bombardeamentos constantes e, agora, todas as forças russas estão posicionadas aqui e temos que conter essa horda”, disse esta quinta-feira Haidai num vídeo publicado na rede social Telegram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o governador, muitas infraestruturas militares ucranianas foram destruídas.

“Lentamente, os nossos homens estão a retirar-se para posições mais fortificadas. É muito difícil para os nossos homens [soldados ucranianos]. Extremamente difícil. Mas estão a aguentar”, acrescentou Haidai.

Depois de não conseguirem controlar Kiev, as forças russas estão a concentrar-se no leste da Ucrânia, já parcialmente sob o controlo dos separatistas pró-Rússia desde 2014.

Questionada sobre a situação em Kiev, Ganna Malyar também referiu que a ameaça russa ainda está a pairar sobre a capital.

“Porque destruir Kiev e derrubar o Governo ucraniano é a maneira mais rápida de conquistar a Ucrânia. Portanto, temos que viver com a ideia de que essa ameaça estará sempre connosco”, disse a vice-ministra ucraniana.

O autarca de Kiev, Vitali Klitschko, também sublinhou esta quinta-feira, no Fórum Económico Mundial de Davos, que não pode “dar garantias de segurança” aos habitantes da capital que deixaram a cidade e decidiram regressar.