As águas portuguesas estão em 10.º lugar no ranking das melhores para se ir a banhos na Europa, revela um estudo anual da Agência Europeia do Ambiente.

A Áustria apresenta-se em primeiro lugar com 97.7% de águas mais limpas da Europa. Seguem-se Malta (96.6%), a Grécia (95.8%), a Croácia (95.7%) até chegar ao número dez, ocupado por Portugal com 88.5%.

10 fotos

Os últimos lugares da tabela são ocupados pela Hungria (60.2%), a Eslováquia (50%) e a Polónia (60.2%).

O “Bathing Water Report”, realizado em cooperação com a Comissão Europeia, é um estudo que avalia a qualidade da água e a presença de bactérias provenientes de esgotos e resíduos pecuários que muitas das vezes acabam por comprometer a vida marinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A avaliação é feita em quatro indicadores — “excelente”, “bom”, “suficiente” e “mau” — podendo mesmo o último dos indicadores causar aos mergulhadores destas águas dores de estômago e diarreia.

De acordo com a CNN, foi atribuída a pior classificação a 99 praias francesas, o que resultou no encerramento da época balnear como medida preventiva. Os locais que perfilam a avaliação negativa durante 5 anos consecutivos sofrem o fecho permanente dos locais — tal como aconteceu a trinta e uma praias em Itália, oito em França e duas na Holanda.

A agência afirma que a “qualidade da água europeia se mantém em níveis altos” mas não se sabe ao certo qual é o impacto da poluição química no ambiente marinho.

A qualidade das águas para banhos na Europa tem melhorado drasticamente nas últimas décadas (…) Os impactos da poluição química nas águas do interior e da costa estão a ser estudadas pela Environmental Quality Standards Directive e pela Ground Water Directive.”