9 de junho de 2019. No Estádio do Dragão, Gonçalo Guedes faz o único golo da vitória da Seleção Nacional contra os Países Baixos, garantindo a conquista da Liga das Nações. 9 de junho de 2022. No Estádio José Alvalade, Gonçalo Guedes volta a marcar na Liga das Nações três anos depois e fecha as contas da vitória da Seleção Nacional contra a República Checa.

“Estamos em primeiro, é sempre ótimo.” No dia do jogo 100, Fernando Santos carimbou o melhor arranque de ano civil na Seleção

O avançado do Valencia, que há precisamente três anos escreveu o nome a tinta permanente na história do futebol português, foi titular contra os checos e marcou o segundo golo da Seleção, aproveitando um passe perfeito de Bernardo para depois rematar cruzado. Na zona de entrevistas rápidas, já após o final da partida, Guedes defendeu que Portugal fez “um grande jogo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Principalmente na primeira parte. Sabíamos que iam ter um bloco muito junto e fechado. Tentámos aproveitar espaços, fazer circulação de bola e conseguimos. Na segunda parte, tentámos mais, mas é uma boa equipa e tentaram anular-nos. Queríamos mais golos, não conseguimos. Mas foi uma vitória importante e um grande jogo da nossa parte”, disse o jogador de 25 anos, que ainda acrescentou que a Seleção quer “acabar o grupo em primeiro e chegar o mais longe possível nesta competição”.

Mais à frente, Guedes ainda falou sobre o desgaste que implica jogar tantos jogos em tão pouco tempo e já após o final da temporada. “Foi uma época muito longa. Há jogadores com mais jogos nas pernas do que eu. Estou muito bem, daqui a poucos dias estamos de férias mas temos de enfrentar tudo da melhor forma possível e estar a um nível elevado. É sempre um orgulho representar o país”, afirmou, comentando depois o entendimento que revelou com Bernardo Silva no lance do golo. “Já nos conhecemos há muito tempo, temos uma boa ligação e aproveitei da melhor forma a oportunidade que me deu”, atirou.

Portugal chegou assim às 10 vitórias em 15 jogos na Liga das Nações, tornando-se a primeira seleção a atingir a dezena de triunfos, e já leva o melhor arranque de ano civil com Fernando Santos, com quatro vitórias e um empate em cinco partidas disputadas desde o início de 2022. Paralelamente, esta quinta-feira, Pepe cumpriu a 127.ª internacionalização pela Seleção Nacional e igualou os números de Luís Figo enquanto terceiro jogador com mais presenças por Portugal, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo e João Moutinho.