Os residentes de Sydney foram instados, esta quinta-feira, a poupar energia à noite tanto quanto possível para evitar apagões, um dia depois do país ter suspendido o seu mercado de eletricidade devido ao aumento de preços e a interrupções não programadas nas envelhecidas empresas de carvão.

O ministro da Energia e Alterações Climáticas, Chris Bowen, pediu às famílias residentes no estado de Nova Gales do Sul, onde se situa a cidade de Sidney, para pouparem energia à noite sem sacrificar o essencial, como o aquecimento, por exemplo.

“Estamos confiantes de que podemos evitar apagões”, afirmou numa conferência de imprensa televisiva, em Camberra. “Se tem a possibilidade de escolher o momento em que deve executar determinados itens, não os execute das 18h às 20h”.

Segundo a BBC, a suspensão do mercado de eletricidade spot [ativos financeiros negociados para entrega imediata é sem precedentes] para a Austrália e marca o último passo drástico para enfrentar uma crise energética que começou em Maio. Atualmente, mais de um quarto da capacidade de produção de carvão do país foi eliminada, várias unidades alimentadas a carvão deixaram de funcionar devido a manutenção programada e falhas inesperadas.

O mesmo jornal adianta que a Austrália é um dos maiores exportadores mundiais de carvão e gás natural liquefeito e muitos produtores de eletricidade viram seus custos subirem à medida que os preços globais do carvão e do gás saltaram devido a sanções impostas à Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR