Até às nove horas de domingo, 19 de junho, a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) em Lisboa não tem capacidade para receber mais doentes via CODU/INEM. A notícia, confirmada pelo Observador, é avançada pela CNN Portugal.

“A MAC solicitou ao CODU para não transferir grávidas até às 9h, precisamente por uma gestão de fluxos. Não há falhas de escalas. Há emergência interna e quem for pelo próprio pé é obviamente assistido”, explica representante da MAC ao Observador.

A MAC justifica o encerramento da urgência, desde as 19h30 deste sábado, 18, com um “pico de afluência”, causado pela chegada de “muitas grávidas”, vindas “de várias zonas de Lisboa, inclusivamente da margem sul do Tejo”. Como resultado, as vagas da maternidade ficaram “praticamente cheias”, adiantou Fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Central à agência Lusa.

Nos últimos dias, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR