Em atualização

Está desaparecido desde quarta-feira um homem de 82 anos que entrou nas urgências do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e, entre exames de diagnóstico, deixou de ser localizado pelos profissionais dessa unidade.

Fonte oficial do hospital que é sede da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, no distrito de Aveiro, disse à Lusa que em causa está um idoso que foi referenciado para as urgências pelo Centro de Saúde de Lobão “devido a retenção de líquidos e pernas muito inchadas”. A família, citada pelo Correio da Manhã, referiu que o idoso tem dificuldades de mobilidade e desapareceu durante o atendimento.

O homem deu entrada no serviço de urgências do hospital por volta das 11h. À chegada ao serviço, o homem foi acomodado numa cadeira de rodas cedida pelo hospital e nela ficou a aguardar atendimento. “Da primeira vez que o chamaram para ser visto, ele não apareceu porque estava na casa de banho. À segunda vez, foi visto por uma médica, que requisitou vários exames, e a filha do senhor foi para casa, para ser chamada só quando ele estivesse pronto”, conta a fonte do hospital.

Por volta das 13h, quando o idoso foi convocado para novo exame, não se apresentou no devido local, pelo que chamaram pelo seu nome no sistema áudio geral do edifício. “Procurou-se por ele na urgência, nas salas em volta, na consulta externa e, como não apareceu, demos o alerta à PSP, por volta das 14h”, revela a fonte do São Sebastião. A informação também já confirmada pela PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os agentes policiais não fizeram buscas ao edifício, mas funcionários do hospital “realizaram buscas ontem [quarta-feira] e hoje”, garante a unidade de saúde. Uma vez obtidos os dados e a descrição do idoso desaparecido, a PSP refere que a tripulação do carro-patrulha percorreu o exterior do estabelecimento hospitalar e arruamentos circundantes da cidade, sem, contudo, o ter conseguido localizar.

Mais tarde, cerca das 22h30, foi feita a comunicação formal do desaparecimento, na Esquadra Policial de Santa Maria da Feira, pela filha do paciente, tendo sido acionado o protocolo de comunicação às diversas entidades, incluindo a GNR da área da residência do visado.

A fonte hospitalar adianta: “Não nos foi dada qualquer informação pela família de que o senhor não era autónomo ou tivesse alguma incapacidade que o impedisse de ficar sozinho — como deficiência mental, por exemplo. Só comunicámos a situação à polícia por se tratar de um utente de 82 anos”.

Segundo a Polícia o cidadão que se encontra desaparecido, tem estatura média, barba branca de alguns dias, cabelo cinzento e curto (em parte calvo) e olhos azuis. Na altura do desaparecimento, trajava “calças de fazenda de cor preta, camisola azul e casaco preto”. “Solicitamos e agradecemos a comunicação imediata à PSP de qualquer informação que permita a sua localização”, apela a polícia num comunicado citado pela Lusa.

A PSP disse esta quinta-feira ainda estar a aguardar a disponibilização das imagens de videovigilância do hospital para obter mais pormenores do desaparecimento e esclarece que, até ao momento, não foi acionada a equipa do Grupo Operacional Cinotécnico, uma vez que ainda não receberam qualquer peça de vestuário pessoal que detivesse o odor do paciente.

A Lusa contactou o Hospital para obter um esclarecimento sobre esta situação, continuando a aguardar uma resposta.