Pelo menos três pessoas ficaram feridas esta terça-feira na sequência de um tiroteio em Vila Real, junto ao teatro municipal. Ao Observador, a PSP de Vila Real avançou que em causa está uma rixa entre vários indivíduos de etnia cigana.

Entre os feridos há uma mulher grávida e uma criança, que foram baleadas e tiveram de ser transportadas para o hospital de Vila Real, onde estão a ser assistidas. A mulher terá ferimentos mais graves, enquanto a criança terá sofrido um disparo de raspão de testa. A terceira pessoa também terá sofrido ferimentos na cabeça.

A rixa envolveu várias pessoas, disparos de arma de fogo e a ainda arremesso de pedras. O Jornal de Notícias adianta que um grupo de Bragança terá tentado raptar uma familiar, uma jovem, de 16 anos, que estaria prometida em casamento a um indivíduo de Bragança.

O alerta para o tiroteio foi dado por volta das 17h45. No local estiveram agentes da PSP e da GNR, bem como os bombeiros e o INEM. O caso está agora a ser investigado pela PJ.

Fonte dos bombeiros da Cruz Verde disse que os meios foram acionados para o local, mas quando os operacionais chegaram não havia vítimas para transportar.

Uma testemunha no local revela que os envolvidos na rixa invadiram a esplanada de um café, na alameda de Grasse, junto ao teatro municipal de Vila Real, tendo os clientes sido recolhidos no seu interior até os grupos dispersarem a pé ou carros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rixa poderá ter origem em compromisso de casamento e negócio de droga

A rixa poderá ter decorrido de um “compromisso de casamento”, que envolve uma menor, e questões associadas à venda de estupefaciente, segundo a PSP.

A Polícia de Vila Real esclareceu esta quarta-feira, em comunicado, que após o alerta para os confrontos na Alameda de Grasse, junto ao teatro municipal, se deslocou de imediato para o local, onde identificou quatro suspeitos da prática do crime de rixa, oriundos das localidades e Lordelo e Laje, ambas neste concelho.

A contenda envolveu várias pessoas e o arremesso pedras, paus e a utilização de armas brancas e de fogo e, segundo a fonte, decorrerá de um “compromisso de casamento que envolve uma menor e outras questões associadas ao negócio da venda de estupefaciente”.

Os feridos foram assistidos na unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo que o homem teve alta pouco depois de ter sido assistido.

De acordo com a Polícia, uma das mulheres feridas, com 18 anos e que sofreu ferimentos na cabeça, recebeu igualmente alta na terça-feira, enquanto a outra mulher, com 31 anos e que foi atingida no abdómen, ainda permanece naquela unidade.

A PSP referiu ainda que uma das pessoas suspeitas foi detida, precisamente no centro hospitalar, por posse de produto estupefaciente, aquando do reforço policial naquele local.

A Polícia de Vila Real disse ainda que já reforçou a “presença e visibilidade ostensiva em ambos os locais” e salientou que o “objetivo fundamental é assim continuar a privilegiar o sentimento de segurança e confiança dos vila-realenses, continuando uma estratégia de intervenção visível, organizada e sistemática, de combate à criminalidade em geral e ao crime de tráfico de estupefacientes em particular”.

A PSP apelou ainda a que os cidadãos que tenham conhecimento de informação sobre esta ocorrência contactem a esquadra de Vila Real e transmitam essa informação, que poderá “ser crucial” para a investigação.

Notícia atualizada às 14h26 de quarta-feira