A Iberdrola e a bp anunciaram esta quinta-feira uma parceria que prevê um investimento conjunto de até 1.000 milhões de euros em 11.000 pontos de carregamento de veículos elétricos e a produção de hidrogénio verde em Portugal e Espanha.

Em comunicado, a bp e a Iberdrola adiantam que “ambicionam finalizar ambos os acordos de joint venture [parceria] até ao final de 2022”, estando o acordo ainda “sujeito às necessárias autorizações regulatórias”.

Iberdola anuncia mais 1.500 milhões de euros de investimento em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O plano inclui a instalação e operação inicial de 5.000 pontos de carregamento público rápido e ultra-rápido até 2025 e até um total de 11.000 pontos até 2030 em Espanha e Portugal”, avançam as empresas em comunicado, acrescentando que, para o alcançar, se “propõem incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido”.

O objetivo é expandir “significativamente o acesso ao carregamento, quer para automóveis de passageiros, quer para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica”.

A Iberdrola e a bp diz estar “também a estudar o desenvolvimento de soluções conjuntas para servir os clientes de veículos elétricos no Reino Unido.

TotalEnergies e Shell aumentam ganhos no primeiro semestre de 2022

As companhias incluem ainda no seu plano “o desenvolvimento conjunto de projetos de hidrogénio verde em grande escala em Espanha, Portugal e Reino Unido, aberto a outras geografias”, com o objetivo de atingir uma capacidade de produção de até 600.000 toneladas por ano, integrado com o desenvolvimento de nova capacidade de energia renovável.

O objetivo é “formar uma joint venture para a produção integrada de hidrogénio verde em grande escala em Espanha, Portugal e Reino Unido, bem como a produção dos seus derivados, tais como o amoníaco verde e o metanol, com potencial para ser exportado para o Norte da Europa”.

Segundo adiantam, “esta parceria estratégica combinará a experiência globalmente reconhecida da Iberdrola como líder no desenvolvimento de energias renováveis e na sua base de clientes regionais, com a experiência da bp no processamento e comercialização de gás e na sua carteira de clientes global“.

O projeto de hidrogénio verde na refinaria da bp de Castellón (Espanha) fará parte do acordo, tendo a bp e a Iberdrola, juntamente com o Instituto Tecnológico da Energia, submetido o projeto de Castellón aos PERTES (Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Económica), promovido pelo Governo espanhol, relativo à cadeia de abastecimento de hidrogénio.

Energia: o que é o Hidrogénio Verde?

Da mesma forma — acrescentam — os projetos industriais em desenvolvimento da Iberdrola e da bp, bem como novos projetos, farão parte do acordo”.

Com base nesta colaboração em Espanha, Portugal e Reino Unido, a Iberdrola e a bp dizem pretender “explorar potenciais oportunidades futuras para a produção de hidrogénio verde noutras geografias”.

De acordo com as duas empresas, o objetivo do acordo estratégico de colaboração agora anunciado é “contribuir para a descarbonização dos setores dos transportes e da indústria”, apoiando assim “a aceleração da transição energética em Espanha, Portugal e Reino Unido”.

Com este acordo, pretendemos ajudar a avançar na descarbonização e autossuficiência energética através da eletrificação de dois setores fundamentais da nossa economia, os transportes e a indústria”, afirma o presidente da Iberdrola, citado no comunicado.

Segundo Ignacio Galán, “a dimensão deste desafio requer alianças entre empresas como a Iberdrola e a bp, que têm a tecnologia e conhecimento necessários para ajudar a acelerar o desenvolvimento industrial da Europa e gerar, ao mesmo tempo, bem-estar e novas oportunidades para todos através de energias limpas“.

Podemos viver só com energia renovável? E a que preço?

Por sua vez, o presidente executivo (CEO) do grupo bp, Bernard Looney, sustenta: “O desenvolvimento de soluções energéticas com baixo teor de carbono que os nossos clientes procuram, exige a integração de diferentes tecnologias, capacidades e formas de energia e podemos consegui-lo mais rapidamente e em maior escala quando trabalhamos em parceria com outras empresas”.

Temos um grande respeito pela Iberdrola, que tem sido um dos primeiros líderes na transição energética, e estamos muito entusiasmados com o que podemos entregar juntos”, acrescenta.

Com uma oferta de serviços de mobilidade abrangentes para cobrir as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos, a Iberdrola reclama a liderança na infraestrutura pública de carregamento elétrico em Espanha e Portugal, com mais de 2.500 pontos de carregamento em funcionamento e outros em desenvolvimento, apostando em energias renováveis para descarbonizar o setor dos transportes.

A bp assume a “ambição de expandir rapidamente a sua rede de pontos de carregamento de veículos elétricos a nível global e continuar a investir em carregamentos rápidos e ultra-rápidos”, detendo atualmente uma rede europeia com mais de 10.000 pontos de carregamento, principalmente no Reino Unido e Alemanha.

No âmbito da joint venture agora anunciada, a bp prevê “utilizar parte da sua extensa rede de 1.300 postos de abastecimento em Espanha e Portugal como localizações para os centros de carregamento”.