O Kosovo decidiu adiar por um mês a entrada em vigor de novas regras na fronteira com a Sérvia que causaram tensões no domingo, no norte do país, onde foram erguidas barricadas e disparados tiros contra a polícia.

Tensões na fronteira do Kosovo com a Sérvia. NATO avisa que está pronta para intervir, se necessário

O adiamento foi anunciado num comunicado governamental após uma reunião com o embaixador dos EUA no Kosovo, Jeffrey Honevier.

As novas regras, que deveriam entrar em vigor esta segunda-feira, preveem que qualquer pessoa que entre no Kosovo com um cartão de identificação sérvio fique com um documento temporário enquanto estiver no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pristina também tinha dado aos sérvios do Kosovo dois meses para substituir as placas de matrícula sérvias nos seus veículos por placas da República do Kosovo.

O primeiro-ministro, Albin Kurti, disse no domingo que se tratava de uma medida recíproca, pois a Sérvia – que não reconhece a independência da antiga província de maioria albanesa proclamada em 2008 – exige o mesmo dos kosovares que entram no território.

As medidas provocaram tensões no domingo no norte do Kosovo, onde vive uma minoria sérvia.

A polícia kosovar disse ter sido alvejada, sem que ninguém tenha sido ferido, e foram erguidas barricadas nas estradas que conduzem à Sérvia.

No comunicado, o Governo kosovar exigiu que “todas as barricadas fossem removidas e a plena liberdade de movimento restaurada” na segunda-feira.

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, saudou a decisão de Pristina numa publicação na rede social Twitter no domingo à noite, apelando para o “levantamento imediato de todos os bloqueios de estrada”.

Os sérvios do Kosovo não reconhecem a autoridade de Pristina nem a independência do Kosovo e permanecem leais a Belgrado, do qual dependem financeiramente.

Num discurso à nação no domingo, o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, afirmou que a situação no Kosovo “nunca tinha sido tão complexa” para a Sérvia e para os sérvios que lá vivem. E acrescentou: “a Sérvia ganhará” se os sérvios forem atacados.

Em setembro, o norte do Kosovo foi palco de grandes tensões após a decisão de Pristina de proibir as matrículas sérvias no território, com manifestações diárias e bloqueios de trânsito em ambos os postos fronteiriços.