A irmã do líder norte-coreano anunciou que Kim Jong-un esteve “seriamente doente” num discurso oficial, na mesma altura em que o país decidiu levantar as regras para combater a pandemia de Covid-19.

Kim Yo-jong — irmã mais nova do líder da Coreia do Norte e atualmente vice-diretora do departamento de propaganda do Partido dos Trabalhadores da Coreia — discursava perante uma multidão quando deu a notícia da doença do irmão, segundo revela o The Telegraph: “Embora ele estivesse seriamente doente com uma febre alta, não conseguia deitar-se nem por um bocadinho, sempre a pensar nas pessoas de quem tinha de tomar conta até ao fim, perante a guerra anti-epidémica”.

Oficialmente, a Coreia do Norte quase não tem casos de Covid-19, mas desde o mês de maio que registou quase cinco milhões de casos de “febres”, como nota o The Guardian. Ao todo, apenas 74 pessoas morreram de Covid-19, de acordo com os dados oficiais, disputados por muitos especialistas. A Coreia do Norte tem um sistema de saúde débil e não dispõe de nenhuma vacina contra a Covid-19.

Kim Jong-un diz que “melhor povo do mundo” está a salvo da pandemia. Especialistas admitem que surto possa já estar descontrolado

Num discurso perante profissionais de saúde e cientistas, Kim Jong-un anunciou esta quinta-feira a “vitória” contra o vírus no país. “É um evento histórico que, uma vez mais, mostra ao mundo a grandeza do nosso Estado, a tenacidade indomável do nosso povo”, afirmou o líder.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR