Leonardo DiCaprio voltou a falar sobre a situação dos incêndios em Portugal, o mesmo já tinha acontecido em 2021 quando lançou um documentário sobre a tragédia de Pedrogão Grande.

Leonardo DiCaprio vai produzir documentário sobre incêndios de Pedrógão

Desta vez, o ator norte-americano escreveu uma publicação na rede social Instagram onde enaltece um movimento de jovens com origem portuguesa. No post, pode ler-se que estes “lutam contra os poderosos governos europeus para proteger as suas casas e recursos naturais que foram destruídos pelas condições metereológicas extremas, como na imagem acima, de Pedrógão Grande, onde as florestas ficaram destruídas em 2017, por causa dos incêndios florestais“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os jovens em questão fazem parte do movimento Youth 4 Climate Justice. Os seis ativistas com idades entre os 9 e os 22 anos, apresentaram uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem contra 33 países por não terem qualquer ação sobre o fenómeno das alterações climáticas, o que, alegam os jovens, acaba por ser uma violação dos Direitos Humanos por colocar em causa o seu direito à vida.

Clima. Queixa de jovens portugueses contra 33 governos europeus (um dos quais Portugal) sobe ao topo do Tribunal de Direitos Humanos

Em 1998, o protagonista do Titanic criou a Leonardo DiCaprio Foundation que ajuda no combate às alterações climáticas. Já em 2014, foi nomeado pela Organização das Nações Unidas como representante das alterações climáticas.