As praias de Caxias, Santo Amaro de Oeiras e Paço de Arcos no concelho de Oeiras foram interditadas a banhos, desde sexta-feira, depois das análises à qualidade da água revelarem valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, revelou a Autoridade Marítima Nacional.

A mesma entidade informou que as praias da Dona Ana, no concelho de Lagos, e a da Zambujeira do Mar, no de Odemira, também foram interditas a banhos depois a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter concluído que a água estava “imprópria”.

Segundo informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), as análises à qualidade da Água feita pela APA revelaram “valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos” nas cinco praias.

Depois de a APA ter desaconselhado a ida a banhos nestas praias, a AMN deu instruções, na sexta-feira, para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos nos acessos às respetivas praias “a avisar sobre a interdição da ida a banhos”. De acordo com a autoridade marítima a proibição irá manter-se “até que os resultados das novas análises à qualidade da água indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência”.

Na página da APA, quanto à Administração da Região Hidrografica do Tejo e Oeste, registaram-se esta semana interdições a banhos nas águas balneares de Constância, concelho de Constância e na de Areia Branca e Areia Branca (Foz, concelho da Lourinhã), na das Avencas e na da Moita, Duquesa, Tamariz, Poça, Conceição, S. Pedro do Estoril e Rainha, concelho de Cascais, desde dia 16, devido a resultados microbiológicos impróprios de qualidade da água.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR