Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Fugir, render-se ou lutar pela liberdade. Estes são os conselhos que o Presidente da Ucrânia deixou aos cidadãos russos para garantirem a sua sobrevivência. Independentemente do caminho que escolham, Volodymyr Zelensky deixa um aviso: “fiquem longe da nossa terra”.

“Tudo vos foi tirado de qualquer forma. Ou algum de vocês tem plataformas petrolíferas? Palácios? Vinhas? Iates? Algum banco? Estão a lutar pelo quê? A única coisa que vocês têm são empréstimos, algo para comer à noite e agora a mobilização“, afirmou o líder ucraniano numa alusão às sanções.

No habitual discurso, Zelensky também abordou o tema dos “referendos falsos” realizados pelas autoridades pró-russas em quatro regiões ucranianas, definindo como prioridade a coordenação de uma resposta com os parceiros internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os referendos nas regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson têm sido amplamente condenados pela comunidade internacional e, segundo o líder ucraniano, haverá uma resposta. “Não estamos em 2014. Tudo está claro para todos e haverá certamente consequências“, afirmou, referindo-se ao ano em que a Rússia anexou a península da Crimeia.

Se alguém na Rússia espera que o mundo abandone os seus próprios valores, assustado por outro anúncio da Rússia de uma anexação, está enganado.”

Durante o dia, Zelensky conversou com vários líderes mundiais, nomeadamente com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, com quem discutiu o aumento da cooperação ao nível da defesa, e com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, numa reunião centrada no aumento de sanções à Rússia. O chefe de Estado ucraniano também falou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sobre a desminagem da Ucrânia.